segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Povos realizam Minga Global pela preservação natureza

por Karol Assunção


Entre os dias 12 e 16 de outubro, povos indígenas, camponeses, e movimentos e organizações populares, ambientais e sociais de todo o mundo realizarão atividades em defesa do meio ambiente na “Minga Global pela Mãe Terra”. A ideia é lutar contra a mercantilização dos recursos naturais, a contaminação e a depredação do meio ambiente, e a criminalização das manifestações sociais. Além disso, demandam a construção do Tribunal de Justiça Climática.

“A Pachamama, para curar-se do aquecimento global, gera fenômenos climáticos e busca um novo equilíbrio que muitas vidas não toleram. Se não mudamos de rumo, o aumento da temperatura global chegará em poucos anos a 2°C e os cataclismos serão incontroláveis. Será a maior hecatombe socioambiental climático da história humana”, afirmam as organizações na convocatória.

Dessa forma, através de manifestações, mobilizações e fóruns de discussões em todo o mundo, os participantes pretendem: sensibilizar a sociedade sobre a importância de preservar o meio ambiente; alertar sobre o perigo da destruição ambiental que ameaça o planeta e apontar os responsáveis; e denunciar as consequências do sistema capitalista.

Com as mobilizações, os participantes pretendem, ainda, “demonstrar que é possível enfrentar essa mudança desde propostas e práticas dos povos em harmonia e reciprocidade com a Mãe Natureza, com o Bom Viver, com os Estados Plurinacionais e com um modelo de integração desde a equidade, a reciprocidade e a complementaridade“.
Leia mais

2 comentários:

  1. Olá Liete

    Óptima ideia essa, embora eu não saiba bem o que quer dizer "Minga", mas todas as acções que defendem o ambiente são bem vindas.

    Mas hoje também queria deixar aqui um desabafo, se me permite:

    Cá em Portugal está a ser divulgada uma reportagem de 2007 em que Maitê Proença ridiculariza Portugal e os portugueses, e está a gerar muita indignação. Foi no programa Saia Justa, e é de facto

    degradante. Vejam o vídeo aqui, leiam a notícia no JN

    ou na TVI24, ou leiam no blogue Fio de Prumo

    Amigos, infelizmente gente de baixo nível há em todos os povos, e felizmente que a maioria dos brasileiros são pessoas "legais", como vocês dizem.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Manuela, não apoio preconceitos e nem atitudes desrespeitosas a povo nenhum!

    ResponderExcluir