sábado, 10 de outubro de 2009

Países lusófonos recebem projeto de artes cênicas

Profissionais brasileiros de artes cénicas vão percorrer os países lusófonos para promover uma oficina de intercâmbio teatral com o desafio de construir a história do teatro da língua portuguesa.O projecto "Oficina de Intercâmbio Teatral da Língua Portuguesa", cujas actividades pretendem integrar os povos e as culturas através das artes, foi idealizado pelos organizadores do Festival de Teatro da Língua Portuguesa (Festlip), realizado em Julho, no Rio de Janeiro.

Durante 70 dias seguidos, uma equipa de profissionais brasileiros de teatro ministrarão, de forma pioneira, oficinas itinerantes por Angola, Moçambique, Cabo Verde, Portugal, Timor-Leste, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

Segundo a idealizadora do projecto, a actriz e produtora Tânia Pires, a actividade artística é capaz de mobilizar estes países e deixar marcas na relação de integração dos povos de mesma língua e também no desenvolvimento da expressão teatral desses povos.

Com a "experiência no intercâmbio teatral através do Festlip, sabemos que o desenvolvimento humano se torna inevitável, através dessas técnicas", considera a produtora.

Para Tânia Pires, o Brasil aproxima-se de forma concreta desses países, valorizando a língua "e respeitando a diversidade dessa grande extensão geográfica que a língua portuguesa ocupa".

A equipa de profissionais é composta pela própria actriz Tânia Pires que, com carreira internacional nos palcos, vai trabalhar a técnica de montar um texto através da improvisação cénica e a produção de um espectáculo teatral.

O projecto mobiliza as Embaixadas do Brasil nos sete países contemplados. Cada módulo recebe 20 alunos e todas as oficinas são gratuitas.

Os cursos tiveram início em Moçambique e seguem no mês de Outubro em Angola, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.

Em Novembro o projecto terá continuidade na Guiné-Bissau, em Timor-Leste e o percurso se encerra em Portugal, entre 26 de Novembro a 9 de Dezembro.
Agência AngolaPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário