quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Educação para consumo consciente e sustentabilidade ambiental


Por Naná Prado, do Instituto Akatu

Promovido pelo Instituto Akatu e desenvolvido com o apoio da HP, projeto piloto atingirá no próximo ano cerca de 2 mil alunos em todas as regiões do Brasil.

O projeto piloto do Programa “Educação para o Consumo Consciente e Sustentabilidade Ambiental”, desenvolvido pelo Instituto Akatu com apoio da HP, parceiro pioneiro do Instituto, começou em 3 de outubro. Nesse dia, em quatro escolas de diferentes regiões brasileiras — em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Belo Horizonte (Minas Gerais), Cuiabá (Mato Grosso) e Natal (Rio Grande do Norte) —, foram iniciadas as atividades de formação de professores. Na quinta escola participante, em Boa Vista (Roraima), as atividades foram postergadas por conta de uma greve na escola. O programa conta com o apoio das respectivas Secretarias de Educação Estaduais, que indicaram as escolas participantes do projeto piloto.

O programa é fruto da campanha “Escolha Consciente HP”, uma parceria da HP Brasil com o Instituto Akatu, firmada no primeiro semestre de 2008. A campanha focada na venda de impressoras informava o consumidor que, para cada produto vendido, a HP faria uma doação ao Akatu para o desenvolvimento do programa de educação de jovens do ensino fundamental em escolas públicas. O foco do programa são estudantes do Ensino Fundamental II, fase em que os alunos começam a formação de valores individuais e práticas mais autônomas de consumo. Nesta primeira fase, cerca de 120 educadores de 15 escolas estaduais, sendo três em cada região do país, passarão pelo programa de formação de professores. No próximo ano, eles replicarão o conhecimento a mais de 2 mil alunos.

“O Akatu reconhece na escola um espaço importante para a formação de pessoas”, afirma Camila Melo, coordenadora pelo Akatu do programa de Educação para o Consumo Consciente e a Sustentabilidade Ambiental. “Valorizamos o papel do educador e acreditamos que a inserção do consumo consciente no sistema de ensino público é uma forma de incorporar o tema na formação de crianças e jovens brasileiros.” De acordo com Camila, o Akatu pretende, com o projeto, trocar experiências e compartilhar com os educadores novas percepções e formas de introdução dos temas em sala de aula, contribuindo assim para uma mudança de comportamento dos professores e alunos envolvidos em direção à sustentabilidade da vida no planeta.
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