sexta-feira, 9 de outubro de 2009

“Paisagens Sonoras da Natureza”


Entrevista com Beto Bertolini

Apreciar os sons da natureza é algo comum no ser humano desde os tempos mais remotos, porém, apenas no final dos anos 60 surgiu o primeiro projeto que se tem notícia com finalidade específica de estudar o meio ambiente sonoro, o World Soundscape Project (WSP), como foi chamado, foi formado por pesquisadores da Simon Fraser University. Assim surgiu o conceito da Ecologia Acústica e das Paisagens Sonoras.

No Brasil podemos encontrar alguns profissionais que se dedicam a ecologia acústica, como é o caso do engenheiro e ecologista Beto Bertolini. Segundo Bertolini, a ecologia acústica é o estudo da relação entre os organismos vivos e o seu ambiente sônico (paisagem sonora ou soundscape), tendo como principais atributos, chamar a atenção para os desequilíbrios desta relação; otimizar a qualidade acústica sempre que possível e manter e proteger as paisagens sonoras acusticamente balanceadas onde quer que as mesmas existam. O trabalho destes profissionais também promove um pouco das riquezas de seus países.

Bertolini sempre possuiu interesse por engenharia acústica e para poder produzir seu trabalho precisou aprender muito mais sobre os equipamentos adequados, e também adequar inúmeras formações adicionais além da sua formação de base que é a Engenharia Florestal.

Seu objetivo profissional é auxiliar na áudio-preservação dos ambientes naturais ameaçados, registrando a identidade eco-acústica dos mais variados ecossitemas, o ambiente sônico de cada hábitat, a paisagem sonora ou soundscape.

O objetivo do trabalho dos ecologistas acústicos como Beto Bertolini, é registrar digitalmente a musicalidade da natureza e utilizá-la nos mais variados espaços com a finalidade de se criar uma atmosfera sônica mais saudável, harmoniosa e equilibrada; auxiliando na purificação auditiva contra as estressantes arritmias sonoro-urbanas. Desta forma, os sons ambientais propiciam uma maior sensibilização e interiorização de conceitos e valores naturalísticos essenciais; promovendo aos ouvintes, um maior interesse e conscientização ecológica quanto às questões ambientais.

O aspecto terapêutico da ecologia acústica faz com que muitos hotéis utilizem estes CDs como música ambiente. Algumas escolas também os utilizam no horário de entrada e saída dos alunos. Empresas como Boticário e Unimed, e várias clínicas e hospitais já adotaram as paisagens sonoras da natureza no telemarketing e chamadas de espera das ligações telefônicas.

Em seguida confira a entrevista com o ecologista acústico Beto Bertolini:

Nenhum comentário:

Postar um comentário