segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Para salvar, vale caçar?



Uma opinião - A caça e a venda de animais silvestres podem ajudar a preservar florestas e a vida selvagem. Claro, se forem feitas sob controle rígido e baseadas em estudos científicos. As propostas defendidas pelo diretor da Traffic América do Sul, Bernardo Ortiz-von Halle, podem até contrariar defensores do bem-estar dos animais, mas quando se trata de defender a biodiversidade, para ele, o pragmatismo é muito mais eficiente do que boas intenções. “Nós defendemos que o comércio justo pode ser uma estratégia de preservação e redução da pobreza”, afirma o colombiano.

Outra opinião - Já para o coordenador nacional do Grupo de Apoio aos Grandes Primatas (GAP), o empresário Pedro Ynterian, nem o comércio de animais silvestres é aceitável. “Se você tem animais para entretenimento ou com colecionadores, você está incentivando a retirada de animais do hábitat. As pessoas têm que entender que eles não são objetos para o nosso entretenimento”, defende. O GAP conta com quatro santuários que abrigam animais resgatados de maus-tratos e condições inadequadas em lugares como zoológicos e circos. Se Ynterian já condena o comércio, a caça então, para ele, deveria ser punida ainda com mais rigor. “A onça tem direito de se alimentar. Se o fazendeiro tem um prejuízo, é o preço que ele tem de pagar para preservar o animal”, decreta. “O ser humano não é dono do mundo. Ele tem que respeitar os outros seres”, defende.
Para o diretor do GAP, a saída não é flexibilizar as leis, mas educar e conscientizar. As leis, para ele, são até frouxas. “É preciso punir o tráfico com medidas severas. Hoje, se alguém é pego com 500 ou 800 pássaros paga uma fiança e fica livre. Assim, o crime compensa”, lamenta Pedro Ynterian.

Minha opinião
- Eu concordo com Pedro Ynterian, precisamos educar e não flexibilizar. Com essa mesma desculpa estão loteando a Amazônia, será que vão querer incluir as nações indígenas nessa partilha também? Com a falta de ética que impera por estas terras de ninguém, não duvido nada. Leia a polêmica matéria
Foto: worldparrotstrust.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário