quinta-feira, 29 de outubro de 2009

COP 15- Deveríamos estar aterrorizados! A humanidade está perdida!


Julio Godoy, da IPS

"Deveríamos estar aterrorizados! Se legisladores ambientalistas não crêem que uma meta ambiciosa é possível, então a humanidade está perdida", diz o parlamentar inglês Barry Gardiner

concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera deve ser limitada a 350 partes por milhão (ppm) e não a 450 ppm como se propõe, alertou o economista britânico Samuel Fankhauser diante de legisladores - muito cépticos - dos oitos países mais industrializados e de grandes economias emergentes. Fankhauser disse que o limite que indicou é a única maneira de evitar o branqueamento irreversível de corais nas áreas costeiras, com tudo o que isso implica.

Para fundamentar seu chamado, usou nova evidência científica obtida por biólogos e zoólogos marinhos da Austrália, Grã-Bretanha e Quênia, publicada no dia 29 de setembro no Marine Pollution Bulletin, a qual indica que quando a concentração de C2² na atmosfera ultrapassa as 350 ppm a maior parte de corais do mundo sofre “um colapso irreversível”. A preocupação maior tem em conta a importância central dos corais no fornecimento de recursos alimentares e ambientais a uma população de um bilhão de pessoas nos países mais pobres.

O branqueamento, produto da acidificação do mar, deixa os arrecifes expostos aos raios ultravioletas, e isso faz com que percam as algas que vivem em seu interior e das quais se nutrem, por isso morrem de fome. Também se reproduzem menos e ficam expostos às enfermidades. O chamado de Fankhauser aconteceu no fórum promovido em Copenhague no final de semana pela Organização Global de Legisladores para o Equilíbrio Ambiental (Globe) com 120 legisladores do Grupo dos oito países mais industrializados (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, Japão e Rússia) além de Brasil, China, Índia, México e África do Sul, Austrália, Coréia do Sul e a anfitriã Dinamarca.

O limite de 450 ppm a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, que hoje é de 387 ppm e com tendência à alta, é a manejado nas discussões prévias à 15ª Conferência das Partes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 15), que entre 7 e 18 de dezembro, em Copenhague, tentará chegar a novo acordo de redução de emissões a partir de 2012. Essa concentração é medida na fração constituída por número de moléculas de CO2 dividido pela quantidade das moléculas no ar, incluído esse gás, quando o valor de água é removido. Um valor medido de 0.0004 é expresso como 400 ppm.
Mercado Ético
Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário