quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Novos modelos de civilização

Fábio de Castro escreve para a "Agência Fapesp":

Os modelos de produção agrícola, de uso do solo e de aproveitamento dos recursos naturais que caracterizaram o século 20 não são sustentáveis e levaram a uma crise de abastecimento hídrico, graves alterações climáticas, escassez de matéria-prima e de fontes de energia tradicionais, entre outros problemas. O mundo - e o Brasil em particular - vive atualmente um momento decisivo para a escolha de novos modelos de civilização.

Essa é a síntese da análise realizada por pesquisadores de diversas áreas, nesta terça-feira, dia 20, em São Paulo, durante o seminário "Desafios Socioambientais para o Século 21", realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) e que homenageou o geógrafo e ambientalista Aziz Ab'Sáber.

O evento foi realizado em conjunto por diversas entidades nas quais Ab'Saber atuou: IEA, SBPC, Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) e Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH) da USP.

"Há muitos anos venho refletindo sobre o Brasil e posso falar que um dos maiores problemas da nossa terra é a dificuldade que temos na socialização do conhecimento. Os políticos, de modo geral, não querem ouvir os cientistas e não estão interessados em usar o conhecimento para transformar a realidade. Os geógrafos não têm conseguido mostrar a eles a originalidade do conjunto do país, de sua territorialidade e de seus recursos fantásticos", disse Ab'Sáber durante a sessão em sua homenagem.
Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário