segunda-feira, 5 de outubro de 2009

COP 9
Medir a desertificação para poder combatê-la


Por Marcela Valente, da IPS

Buenos Aires, 05/10/2009 – Para avançar na defesa dos solos, os países que integram a Convenção das Nações Unidas de Luta contra a Desertificação adotaram na capital argentina ferramentas semelhantes às utilizadas no caso da mudança climática. A Nona Conferência das Partes desta convenção (COP 9) aconteceu em Buenos Aires entre 21 de setembro e sábado passado, um dia depois do previsto. Representantes de 193 países acordaram indicadores para medir a deterioração do solo e a criação de um painel de cientistas.

Como a Conferência das Partes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, a referente à desertificação contará com seu próprio mecanismo intergovernamental de especialistas para estudar o fenômeno, informou a presidência da conferência em Buenos Aires. O IPCC (Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre Mudança Climática) foi criado em 1989 e premiado em 2007 com o Nobel da Paz, juntamente com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore.

Os delegados da conferência sobre desertificação decidiram criar um órgão que opere como autoridade mundial interdisciplinar na matéria, que integra cientistas das áreas acadêmicas e governamental, semelhante ao IPCC. As partes também aprovaram uma série de indicadores para acompanhar e avaliar periodicamente a degradação do solo em terras que foram desertificadas, mas, não todos os propostos pelos especialistas. Atualmente não existe um sistema de medição comum deste fenômeno ambiental que causa pobreza, fome e migração nos países mais afetados e que contribui com o aumento da temperatura na atmosfera.
Leia mais na Envolverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário