terça-feira, 20 de outubro de 2009

Mobilização para salvar a civilização


Lester Brown vem ao Brasil para lançar edição em português do Plano B 4.0, uma proposta de reconstrução da economia global.

Como conduzir a sociedade a uma nova trajetória de crescimento sustentável na velocidade que a crise atual requer? A questão inquieta tanto a céticos quanto entusiastas da sustentabilidade. Às vésperas da Conferência do Clima, em Copenhague, onde será negociado um acordo para frear o aquecimento global, Lester Brown aponta o caminho para formular estratégias coletivas de mudança em seu mais recente livro: Plano B 4.0: Mobilização para salvar a civilização, que será lançado em português no dia 22 de outubro pelas editoras New Content e Ideia Sustentável, com o patrocínio do Bradesco.

A edição brasileira está sendo lançada quase que simultaneamente a dos Estados Unidos. No Brasil, haverá um tiragem impressa distribuída para bibliotecas, escolas, universidades, ONGs e centros de estudo. Os conteúdos serão disponibilizados para download gratuito no site www.bradesco.com.br/rsa

“Nosso maior desafio não é apontar quais são os problemas, mas sim buscar soluções. E é isso que Lester Brown faz em seu Plano B 4.0, ao trazer respostas para as grandes questões socioambientais, como as mudanças climáticas. Por compartilhar desse mesmo propósito, nos sentimos motivados a apoiar a publicação do livro no Brasil e, assim, compartilhar essas informações com o maior número de pessoas possível”, afirma Lincoln Cesário Fernandes, gerente de responsabilidade socioambiental do Bradesco.

O caminho proposto pelo autor de Plano B 4.0, baseia-se em três estratégias principais: estabilizar o clima e a população, erradicar a pobreza e restaurar os suportes naturais da natureza, como água, solo e ar. “Lester Brown propõe a cada indivíduo, empresa ou nação responsável um Plano B, real e imediato, para nosso modelo de prosperidade. Não em nome da natureza em si, que de alguma forma sempre sobreviverá, mas do precioso, delicado e ainda incompleto estágio civilizatório que a humanidade atingiu”, afirma Edoardo Rivetti,diretor da New Content.

Brown reforça que o Plano B não se orienta pelo que fizemos no passado, mas pelo que precisamos fazer no futuro. Sua proposta não se baseia no pensamento convencional, até porque foi ele que nos colocou no meio dessa confusão. Pelo contrário, adota um jeito diferente de pensar, uma nova mentalidade, para nos tirar da presente situação. “O Plano B é obviamente ambicioso e, para alguns, impossível”, afirma Brown.

Para colocar esse novo modelo em prática, ele reforça que será necessário um enorme esforço internacional, muito maior e mais complexo do que o do Plano Marshall que ajudou a reconstruir a Europa e o Japão. “Tal iniciativa deve ser tomada na velocidade de uma medida de guerra, ou seja, antes que a deterioração ambiental resulte em declínio econômico, como aconteceu com civilizações antigas que violaram o limiar da natureza e ignoraram seus prazos”, defende.

O autor argumenta ainda que já dispomos das ferramentas e tecnologias para implementar o Plano B. Em seu livro, ressalta experiências bem-sucedidas de mudança em todo o mundo, prontas para serem replicadas, seja na redução do uso de água para irrigação ou na otimização do solo para segurança alimentar, seja ainda no planejamento de cidades mais centradas nos indivíduos, na contenção do desflorestamento, no controle de natalidade ou na inclusão do custo do carbono no preço de produtos.

Fundador do Worldwatch Institute, em 1974, e presidente do Earth Policy Institute desde 2001, Brown ficou conhecido pela série de relatórios “O Estado do Mundo” e também por ser um militante de ideias claras para os grandes desafios ambientais da humanidade. Nesses tempos de aquecimento global, ele tem sido um porta-voz qualificado da transição para uma economia de baixo carbono e interlocutor frequente de líderes políticos em todo o mundo.

“Brown é um homem de ideias coerentes. Há pelo menos uma década, ele defende que persistir no “business as usual” levará a um aumento no número de estados em falência e a um esgotamento dos recursos naturais, colocando sob ameaça a existência humana na terra”, ressalta, Ricardo Voltolini, diretor de Ideia Sustentável.

O que propõe o Plano B

Para Lester Brown, ao insistirmos no modelo tradicional de fazer negócios que ignora as externalidades da atividade econômica no meio ambiente, não colocamos em risco o Planeta, mas a nossa própria sobrevivência. Por isso, propõe uma mobilização global para salvar nossa civilização, baseada em três metas interdependentes: estabilizar o clima e a população, erradicar a pobreza e restaurar os suportes naturais da natureza, como água, solo e ar.
Leia mais

3 comentários:

  1. Bom dia,
    sou professora na Universidade Federal do Espírito Santo e estou trabalhando com arquitetura sustentável e educação ambiental.
    Através de diversos sites, conheci o livro "Plano B 4.0: Mobilização para salvar a civilização", de Lester Brown. Por favor, gostaria de saber se é possível receber um exemplar para eu trabalhar com meus alunos em sala de aula.
    Agradeço muito a atenção,
    --
    M Á R C I A B I S S O L I D A L V I
    Arquitetura.Interior.Sustentabilidade
    marciabissoli@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcia,
    Você pode baixar da Internet nestes dois endereços. Cole um dos dos na sua barra de endereço e baixe o livro. Dê um retorno para que eu saiba que você consegui. Senão manda seu endereço de e-mail que mando para você. Um abraço, Liete.
    http://www.newcontent.com.br/PlanoB.pdfeja



    http://www.newcontent.com.br/PlanoB.pdfeja

    ResponderExcluir
  3. OPS! Vi agora seu e-mail. escrevo para vc por lá...

    ResponderExcluir