sábado, 31 de outubro de 2009

Capes testa novo Portal de Periódicos

Ferramenta passou por um ano de aprimoramento. Lançamento oficial será em 11 de novembro

Na manhã desta quinta-feira, 28, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizou o pré-lançamento do novo Portal de Periódicos. A ferramenta passou por um ano de aprimoramento e agora está mais interativa, ágil, com acesso facilitado e conteúdo expandido, atendendo a variados perfis de pesquisadores.

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, ressaltou o fato de os países mais desenvolvidos não possuírem um portal semelhante. "Possuem alguns com acesso de poucas instituições e para determinadas áreas, mas nada comparado ao Portal de Periódicos." Para ele, o novo instrumento mudará o conceito de biblioteca e contribuirá para o desenvolvimento de cursos de biblioteconomia.

Nova ferramenta

O portal continuará permitindo todas as buscas já existentes, no entanto, agora também estará disponível o sistema de busca integrada, que permite a pesquisa em todas as bases ao mesmo tempo. No antigo sistema era necessário procurar em cada uma separadamente.

O sistema permite várias possibilidades, entre elas, a busca por palavras-chave, títulos, autores, primeira letra do periódico e bases. Outra novidade é a possibilidade de cadastro de senha por usuário. O pesquisador poderá cadastrar seu e-mail e senha na instituição e, dentro do seu perfil, salvar as pesquisas já realizadas. "As inovações são no sentido de dar mais flexibilidade à pesquisa e mais capacidade de gestão das informações acessadas diariamente", garante o presidente da Capes, Jorge Guimarães.

A coordenadora-geral do Portal de Periódicos, Elenara de Almeida, informou que, com o novo sistema, o portal passou de 15.475 periódicos para 21.500, pois agregou novos conteúdos de acesso livre. Ela disse ainda que, em 2010, outros módulos estarão disponíveis, entre eles o de estatísticas. "Hoje, cada editor encaminha seus dados estatísticos. No ano que vem a atualização dos dados será automática", explica.

Outra melhoria apresentada pelo novo portal é o maior uso do idioma português nos menus, janelas e abas de navegação. "Este fato facilita a pesquisa por estudantes que não dominam outro idioma", diz Jorge Guimarães.
Leia mais

2 comentários:

  1. Então Lika, estive com o vice-presidente da capes e ele disse que esse novo portal irá revolucionar a difusão e acesso à produção de conhecimento. Que bom neh?
    Um Bjão
    Seu blog tah lindo.............

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo,a difusão do conhecimento científico é uma necessidade. Grata pela visita, queridinha
    Beijo

    ResponderExcluir