quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Museu Vivo da Amazônia


"Musa, o Museu vivo da Amazônia" é o tema da próxima palestra do Ciclo 2009 de Colóquios do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT). O físico Ênio Candotti, coordenador-geral do projeto Musa, apresentará a palestra, que acontece na próxima quarta-feira (2), às 16h, na sede do CBPF, no Rio de Janeiro.


O Museu da Amazônia, Musa, iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECT-AM) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), é um modelo inovador que está sendo construído em plena Floresta , no intuito de criar um laboratório nacional de apoio à pesquisa e de contribuir para a conservação da biodiversidade ecológica e cultural da região. Ele será instalado em uma área de 15km², sendo que 10 km² correspondem à Reserva Adolpho Ducke, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus.

Segundo Candotti, que foi presidente da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), o Musa deverá contar com uma ampla infraestrutura, que inclui trilhas, passarelas, torres, sensores e câmeras, além de mecanismos de datação, detectores e outras ferramentas que possam ser utilizados não apenas para permitir ao visitante conhecer as formas de vida, visíveis tanto a olho nu quanto microscópicas, mas também o estudo da arqueologia e das interações biológicas e ambientais na floresta. Os conhecimentos tradicionais, arqueológicos e paleontológicos da região e as culturas indígenas também serão objeto de pesquisa e divulgação no Museu. (Fonte: SECT-AM/31/8/09 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário