quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O poder da França na África



No atual mundo unipolar, em que só o que importa é a opinião dos EUA (vá lá, talvez da China também...), a França procura de maneira desesperada manter alguma relevância. O Brasil acaba de dar uma forcinha para essa tentativa um tanto triste, ao assinar um mega-acordo militar com os franceses. Se o governo brasileiro não voltar atrás, são R$ 30 bilhões em helicópteros, submarinos e caças.

O Brasil não está sozinho. Em nenhum local do mundo a França agarra-se com tanto afinco a suas pretensões globais como na África –mais especificamente, no oeste e norte do continente. No momento em que nos tornamos, para todos os efeitos, um satélite militar francês, convém observar o que ocorreu com os africanos que já trilharam esse caminho.

Na África, o império francês rivalizou com o britânico por hegemonia. As duas potências dividiram o continente de forma mais ou menos definida no século 19, como se cortassem uma pizza. A França dominante no oeste, norte e centro; a Inglaterra mais forte no sul e no leste. Leia Mais. Artigo de Fábio Zanini publicado na Folha Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário