quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Cátedra Brasil-África já está instalada

Cerimônia de parceria entre a Federal paraense e a Universidade de Cabo Verde foi marcada na manhã desta quarta pela assinatura do protocolo

Diálogo entre culturas, troca de conhecimentos, estreitamento de relações. Esses são os resultados esperados com o lançamento da Cátedra Brasil-África de Cooperação Internacional, ocorrido na manhã desta quarta-feira, no Centro de Convenções da UFPA. A cerimônia foi marcada pela assinatura do protocolo que formaliza a parceria entre a Federal paraense e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), localizada no continente africano.

A programação contou com apresentação de grupos culturais e conferência de abertura, ministrada pelo reitor da Uni-CV, Antonio Correia e Silva. A primeira ação concreta da nova Cátedra resultante da parceria entre as duas universidades será a criação do Centro de Documentação Histórica Brasil-África, que terá sede na UFPA, com acervo doado pela UNI-CV. A UFPA é pioneira, no Brasil, a criar uma casa de estudos africanos e a segunda, no País, a criar a Cátedra de Cooperação com o continente, conforme informou Apolinário Alves Filho, coordenador da Casa de Estudos Brasil-África na Instituição. A UFPA já foi, inclusive, procurada pela Universidade de Brasília (UNB) para dividir a experiência da criação da Cátedra.

A UFPA tem, agora, a oportunidade de estabelecer relações de intercâmbio cultural com 53 países africanos, entre eles, Cabo Verde. Para Antonio Correia e Silva, a parceria com a UFPA significa um marco na história dos dois países cooperados, pois, desta vez, a base do contato entre ambos não envolve situações de exploração ou escravidão. “Hoje, vemos surgir, aqui, relações que não se motivam pelo poder ou pela ganância, mas pelo esforço em tornar a educação mais acessível a todos os povos”, afirmou o reitor caboverdiano, que, na ocasião, ministrou a conferência “Cabo Verde: um espaço de charneiras nas relações Brasil-África”.

Segundo o reitor Carlos Maneschy, as novas relações Brasil-África, empreendidas pela UFPA, demonstram o compromisso da Instituição em buscar novos rumos para o crescimento e o reconhecimento internacional. “Esse momento está carregado de simbolismos. Hoje, podemos dizer que nos livramos das amarras que fundamentam nossa história em mitos culturais e visões estereotipadas. O convênio de cooperação, aqui firmado, visa possibilitar a criação de pontes de intercâmbio de conhecimentos sobre as quais poderemos construir um mundo melhor”, destacou. O pró-reitor de relações internacionais da UFPA, professor Flávio Nassar, também esteve presente.

Comemoração – A programação comemorativa pela criação da Cátedra Brasil-África de Cooperação Internacional prossegue até esta sexta-feira, 25, com a exposição fotográfica “Olhares Curiosos”, no hall do Centro de Convenções da UFPA, e a II Mostra de Filmes África-Brasil, no Auditório da Reitoria. Na tarde de hoje, ocorre, ainda, a mesa-redonda “A África na sociedade global: tendências e perspectivas”, às 15h. O evento tem entrada franca. Acesse a programação aqui.
Ascom /UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário