quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Quase 80% de proprietários rurais usam agrotóxico

Thaís Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O uso de agrotóxicos nas propriedades rurais brasileiras é mais comum em unidades dirigidas pelos proprietários. De acordo com dados do Censo Agropecuário 2006 – divulgado hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, esse número chega a 78,4%, e o equipamento mais usado é o pulverizador costal (69,1%), que tem maior potencial de exposição. Além disso, em mais da metade das unidades onde a prática foi verificada, os responsáveis não receberam orientação técnica (56,3%) do governo, cooperativas ou da iniciativa privada.

O levantamento do IBGE traça um perfil da atividade no país, desenvolvida em 5,2 milhões de unidades rurais, incluindo entre outros dados aqueles sobre produtores, estrutura fundiária, técnicas usadas e pessoal ocupado.

De acordo com o pesquisador da Coordenação de Recursos Naturais do IBGE Eupídio Fontes, receber orientação técnica é fundamental “não apenas para reduzir o uso desses produtos, mas principalmente para diminuir os impactos na saúde e no meio ambiente”. Leia mais

Leia também

Produção de soja cresceu 88,8% em dez anos, revela IBGE
Produção orgânica ainda é pouco adotada no país
Orientação técnica ainda está longe do campo, mostra Censo Agropecuário do IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário