quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Imagens de 1973 a 1980 mostram o início da ocupação no Mato Grosso



Mosaico desenvolvido no Inpe apontam áreas de cerrado bem conservadas na época
Um mosaico feito com imagens dos satélites Landsat 1, 2 e 3 acaba de ser concluído pelo Panamazônia II, projeto desenvolvido na Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A confecção do mosaico comprova que também as áreas de cerrado estavam bem conservadas até o início da década de 1980.

"Notamos uma ocupação muito restrita nos arredores de Alta Floresta, nos garimpos do Rio Peixoto de Azevedo e na Serra do Roncador, onde havia grandes agropecuárias como o empreendimento Suiá Missu, que tinha na época cerca de 400 mil hectares", comenta Paulo Roberto Martini, coordenador do Projeto Panamazônia II. "Não existiam neste período os imensos campos de soja, que vieram no final dos anos 80 e início dos anos 90".


É importante lembrar que o Brasil possui um dos acervos de imagens de satélites mais antigos do mundo, pois recebe os dados Landsat desde 1973 através da estação do Inpe em Cuiabá. Lançado em 1972, o Landsat foi o primeiro equipamento orbital de sensoriamento remoto de recursos terrestres, sendo o Brasil o terceiro país a receber este tipo de imagem, depois apenas dos Estados Unidos e Canadá. O Centro de Dados de Sensoriamento Remoto do Inpe, instalado em Cachoeira Paulista, disponibiliza as imagens deste acervo através da página do INPE
Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário