quinta-feira, 10 de setembro de 2009

De Olho na Vida

Livro sobre consumo ético tem segunda edição
Como foi feita e qual é o destino de cada coisa que consumimos todos os dias? Por que os seres humanos pouco ou nada pensam sobre isso e consomem bens naturais como se fossem infinitos? Quais as consequências de ser um Homo consumens? O que é consumo consciente e como incorporar isso, de fato, na prática diária?

Essas são questões tratadas na segunda edição do livro De olho na vida - Reflexões para um consumo ético, publicação do Instituto Harmonia na Terra. Os autores Patrícia Abuhab e Guilherme Blauth focam o consumo na educação cotidiana e na responsabilidade individual, já que o consumo irresponsável traz resultados na forma de impactos ambientais, alterações do clima, esgotamento da natureza, que atingem a todos.

O livro trata desde a extração das matérias-primas ao descarte dos produtos, por meio de diferentes olhares, como o ecológico, histórico-sociológico, ético e estético: “O consumo é um ato do cotidiano que tem profunda relação com todos os problemas que ocorrem ao nosso redor. O 'ser urbano' dificilmente passa um dia sem comprar algum item ou serviço e, de tanto comprar, se acostuma a ser somente consumidor”, refletem os autores, que trazem para a discussão do tema questões como simplicidade voluntária, economia solidária e o saber fazer. Na conclusão são apresentadas 70 ideias relacionadas com o consumo de água, energia, alimentação, eletrodomésticos, lixo, móveis e construção, limpeza e reutilização de objetos. A publicação faz parte de uma série e foi seguida do livro De olho na vida – Encontros com a ecopedagogia, de Guilherme Blauth, editado em 2008.

O livro integra o material de apoio do Projeto Ecopedagogia em Ação – Garuva, realizado pelo Núcleo de Ecopedagogia do Instituto. Parte desta edição foi distribuída gratuitamente nos cursos de ecopedagogia aos 150 professores da rede pública de Garuva, no norte de Santa Catarina, e para parceiros, bibliotecas e órgãos governamentais do município. A segunda edição do livro e esse projeto são patrocinados pela empresa Marcegaglia do Brasil.Fonte: Instituto Harmonia na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário