sábado, 26 de setembro de 2009

CNPq avalia a criação de um programa nacional para estudo da biodiversidade

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPqMCT) reuniu ontem (23), em Brasília, membros da comunidade científica, do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para determinar estratégias de incentivo, ampliação e fomento à pesquisas sobre o patrimônio biológico do Brasil, que irão integrar o ano internacional da biodiversidade, a ser comemorado em 2010. Estima-se que de cada cinco espécies de organismos vivos na terra, uma encontra-se no Brasil, ou seja, entre 15% e 20% da biodiversidade mundial.

O presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, falou sobre as ações idealizadas pela agência para integrar esse empreendimento: “Do ponto de vista do CNPq existem duas iniciativas. Uma delas diz respeito ao repatriamento de dados. A outra trata da criação de um programa nacional de pesquisa em biodiversidade, algo prático e administrável, que reúna competências em uma linha temática unificadora“. O presidente ressaltou, ainda, a importância da integração para alcance dos objetivos comuns: “Nós temos que fazer uma opção. O que irá garantir continuidade ao programa é o consenso entre a comunidade científica”.

Para o Diretor de Biodiversidade da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, Bráulio Dias, “nosso esforço ainda é muito fragmentado, precisamos de projetos aglutinadores”. Já a professora Titular em Ecologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), Vera Lúcia Imperatriz Fonseca, destacou a necessidade de uma ação ordenada, integrada e mitigatória das alterações climáticas: “hoje estamos sofrendo impactos gerados 40 anos atrás, precisamos estudar o efeito das mudanças nos biomas”. Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário