terça-feira, 8 de setembro de 2009

Grupo de trabalho se reúne para discutir criação de portal ambiental

Um Grupo de Trabalho Interministerial começa a trabalhar, nesta quarta-feira (9), a criação de um portal voltado à área ambiental, dentro do sistema de Telecentros - centros públicos com acesso à internet para a inclusão digital, para ajudar a educação de comunidades tradicionais, indígenas, moradores de área de unidades de conservação e comitês de bacia, com a realização de cursos em videoconferências. Fazem parte do GTI os ministérios do Meio ambiente, do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social, ICMBio e Funai.

O governo federal vai implantar, até o final do ano, três mil novos Telecentros. O MMA quer aproveitar o espaço para consolidar o treinamento da sociedade para participar da gestão ambiental de sua região, como em comitês de bacias, unidades de conservação, manejo comunitário, monitoramento sociambiental.

A expectativa da técnica do Departamento de Educação Ambiental Aida Silva é que o MMA, junto com os parceiros, consiga implantar até mil novos telecentros voltados para a área ambiental. Cada centro receberá dez computadores e uma impressora e contará com um monitor, que serão treinados para trabalhar nos telecentros. O espaço é gratuito e pode ser usado tanto para cursos de qualificação quanto para o lazer.

Até o fim de setembro, o Ministério do Planejamento deverá lançar os editais para instalação de novos telecentros. As unidades vão se somar às cinco mil já existentes. (Fonte: Carlos Américo/ MMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário