sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Uma opinião que compartilhamos

Estou publicando um artigo de uma colega blogueira de Portugal porque reflete uma contrariedade -que também é nossa-com os rumos que mundo vem tomando; com a falta de responsabilidade e bom senso dos nossos líderes mundias, reunidos em Copenhague.Leiam:

Vamos oferecer um presente
às gerações futuras, a Vida


Neste tempo natalício as populações, que podem dar-se a esse luxo, andam afadigadas com as festas natalícias, num vaivém de compras de presentes e numa euforia consumista desvairada. Entretanto, em Copenhaga os governantes de todo o Mundo decidem da forma que querem e que mais lhes convém, o futuro do Planeta, ou será o deles?. O problema é que se estão a decidir algo que diz respeito a todos, não o estarão a fazer da forma mais digna, para com algo que não admite brincadeiras, atrasos e jogos de poder: A TERRA.

Por Helena Alves

Independentemente das teorias do aquecimento global e do oposto, os cépticos climáticos, os líderes com toda a certeza, o que vão tentar é uma forma de terem mais poder económico e consequentemente bélico.

Começa logo porque ninguém se entende naquela cimeira.... ninguém está disposto a retroceder ou a ceder, especialmente o País considerado o maior poluidor mundial e a quem o Instituto Nobel entregou de uma forma despudorada, inconsequnte e desprestigiante, o Nobel da Paz ao seu Presidente Obama!

Apesar das preocupações mundiais, daqueles que já se não encontram anestesiados pelo bem estar e também daqueles que sabem que tem de se gerir recursos/superpopulação, os "líderes" andam a enganar tudo e todos, porque a ganância é cega, o poder corrompe e o ego é míope.

Porque é que eu afirmo isto?! Muito simples, foi dado o alerta pela GREENPEACE Brazil, que enquanto andam todos preocupados, ou distraídos com Copenhaga, a estrela do momento, o Presidente do Brazil, Lula da Silva, vai levar a votação o projeto lei 6424, que prevê a amnistia dos atentados ambientais na AMAZÓNIA e a redução da área de floresta em MAIS 20%!!!

Ou seja, a área de desflorestação passa a ter mais 150 mil km2, uma área três vezes superior ao Estado do Rio de Janeiro! A área protegida, passa a ser reduzida também de 80% para 50% com este projecto lei!

Lula da Silva acha-se no direito de levar um projecto destes a votação?!

Lula da Silva esqueceu-se que a AMAZÓNIA é o pulmão da Terra?! Esqueceu-se que já foi dizimada o bastante por desmatadores criminosos e que estes têm de ser castigados pelos crimes, ou quer o Presidente Lula tornar-se um criminoso, pior do que qualquer um, se a lei for aprovada?!

As espécies, todas, inclusive nós iremos sofrer consequências apocalíticas, se a MÃE TERRA perder este seu órgão fundamental à vida terrestre! A AMAZÓNIA é por esse facto património mundial, pertence a todos e todos devemos defender o que nos dá a vida, que já tão dizimada foi nas mãos dos capitalistas!

Mas, o que nós cidadãos comuns estamos á espera, é que se decida uma mudança de paradigma, que venha contrariar as más políticas económicas e ambientais, por consequência, para que as populações do Planeta tenham futuro e para que as outras espécies, que dependem dos actos humanos não passem à extinção e não sejam vítimas de um tratamento sórdido e desumano a que estão sujeitas.

Queremos que os Países mais pobres sejam ajudados, apoiados, estruturados e desenvolvidos.

Mantendo as mesmas políticas económicas, todos sabemos que os recursos não vão durar muito mais tempo.

Deixo aqui um apelo deveras constrangedor e digno de reflexão, escrito pelo jornalista Carlos Narciso, no seu blogue "Escrita em Dia":

«Se não foram diminuídas as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, o aquecimento global irá provocar alterações climáticas de consequências catastróficas para a vida na Terra. Isto parece ser uma certeza, a acreditar em algumas teorias científicas. Mas como o desastre não está marcado para amanhã, os políticos tentam ganhar tempo e adiam consecutivamente as decisões. Como se aquilo que não vai acontecer no nosso tempo de vida, não tivesse de ser acautelado aqui e agora. Ora, se os políticos sabem quais as decisões que têm de tomar e não as tomam, por alguma razão será. Na verdade, a capacidade de executar as decisões que deveriam ser tomadas não está nas mãos dos políticos. Está nas mãos dos capitalistas. São eles quem decidem se as industrias continuam a poluir (porque lhes sai mais barato), são eles que decidem que os hidrocarbonetos continuarão a ser queimados para que as maquinarias não parem, são eles quem decidem quanto e quando se investe na investigação de energias alternativas e renováveis. E enquanto não lhes der jeito alterar o paradigma do “negócio”, nada irá mudar. É por isso que os governos de todo o Mundo não fazem nada para impedir o aquecimento global . Não está nas mãos deles.»

A classe política não pode esquecer um factor determinante nas nossas sociedades, sem Povo não há Estado, e é em prol do Povo que o Estado tem de decidir.

Divulguemos, unamo-nos e digamos NÃO!!...

Desejo-vos um Feliz Natal e Bom Ano Novo, meditando nestas palavras como um apelo a toda a Humanidade... o Seu Futuro!

A Mãe Terra tem capacidade de se auto regenerar, mas só depois de se ver livre da doença que a assola, nós!
Artigo originalmente publicado no Notícias Lusófonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário