segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

COP-15 - Marina Silva atrai as atenções em Copenhague

Por Reinaldo Canto*, direto de Copenhague para a Envolverde

Logo ao chegar a Copenhague, neste domingo (13/12), Marina Silva já tinha compromisso definido. Ela foi uma das principais estrelas do evento organizado pelo movimento Forum Global dos Partidos Verdes, ao lado do polêmico ativista francês José Bové, hoje deputado do parlamento europeu. Como o local da conferência do clima, o pavilhão Bella Center esteve praticamente fechado no domingo, os “verdes” reuniram-se no espaço do Klimaforum, no centro de Copenhague.

Mesmo falando em português, com apenas uma parte da platéia dos partidos verdes utilizando aparelhos de tradução simultânea, a ex-ministra do meio ambiente brasileira, empolgou a platéia e foi bastante ovacionada.

Veja abaixo algumas das suas principais declarações durante a sua apresentação e na rápida entrevista concedida ainda no interior do Klimaforum.
Metas brasileiras

“A proposta brasileira foi estabelecida a partir da grande pressão da sociedade. Nós trabalhamos muito para que o Brasil não deixasse de ter metas. Temos que adotar compromissos efetivos de redução e isso não de forma genérica ou voluntária”.

Código florestal

“Não podemos permitir que o Código Florestal Brasileiro seja alterado, seja mudado, da maneira como estão tentando fazer no Congresso Nacional. Esse seria um retrocesso inaceitável”.

Modelo de desenvolvimento

“É necessário abandonar esse modelo predatório. Não se pode pensar em crescimento com melhorias na educação, na saúde, no emprego, apenas baseado no uso dos combustíveis fósseis. É preciso pensar e trabalhar por um outro modelo de desenvolvimento”.

Compromisso dos líderes em copenhague

“Os líderes não podem pensar nos interesses políticos e econômicos atuais, sem se comprometer com o futuro. Eles precisam ter a visão de que a humanidade precisa mudar o modo de caminhar, assumindo os desafios do século XXI e sendo capazes de adotar um compromisso de um outro mundo possível”.
Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário