quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Batalhas pela vida animal


Aldem Bourscheit

Nascida em uma família de descendentes de italianos, Silvana Culetto (46) cresceu em uma chácara onde o Cerrado vicejava em verde e pássaros, animais que aprendeu a proteger desde os doze anos. Atropelado pelo crescimento humano e urbano, o sítio cedeu espaço aos prédios e casas do bairro Guará.

Hoje servidora pública federal, Silvana se viu quase sozinha no mundo quando o marido a deixou com a filha-bebê Dandara que, desde os três anos, demonstra o dom incomum de “acalmar” praticamente todo tipo de ave com que tem contato. A habilidade é fundamental para tranqüilizar os pássaros que chegam à porta do pequenino apartamento no Setor Policial Sul de Brasília, com pernas e asas quebradas por choques contra edifícios ou chutes de moleques. Eles chegam cegos, doentes, com bicos putrefatos por chicletes e cobertos de veneno, muitas vezes à beira da morte. “Hoje matam bichos pelo simples prazer de matar, mas meus pais ensinaram o inverso. Compaixão pela vida é cada vez mais rara nesse mundo globalizado e competitivo”, diz Silvana.

Ela conta que muitos pássaros são entregues por donos que não querem mais “preocupação” ou por gente que os encontra feridos pelas ruas do Distrito Federal, onde elas também circulam de olhos atentos. A dupla não tem preconceitos, trata de pombas e pardais a bem-te-vis, quero-queros, corujas, sabiás e muitos beija-flores.

A luta diária de mãe e filha pela vida dos emplumados é o tipo de ação vista como quixotesca, mas sua determinação parece irrefreável. “Quando um animal ferido chega, a qualquer hora do dia, tudo pára. Às vezes, viramos noites em claro. Nosso trabalho não é um fardo ou uma obrigação, a vida da ave está em nossas mãos. Se ela está viva, lutamos até o último momento. Quando uma de nossas ‘crianças’ morre, dói”, conta.

Enfrentando dificuldades financeiras e de moradia, tirando dinheiro do bolso para comprar remédios especiais e recebendo doações de comida e vitaminas da fabricante de rações Alcon, Silvana e Dandara já perderam a conta de quantas aves salvaram. “Contar interessa menos, interessa mais quem continua vivo”, ressalta a mãe.
Leia mais

4 comentários:

  1. Parabéns Silvana e Dandara pelo sublime trabalho
    para com esses seres encantados que são os passarinhos...Agradeço imensamente pela ação iluminada de vocês "anjinhas dos passarinhos"!
    Beijos de super carinho da Elianahoa

    ResponderExcluir
  2. Silvana e Dandara Culetto... Um trabalho de formiguinhas persistentes... nosso tijolinho para a construção de um Mundo Melhor!

    O Eco: Batalhas pela vida animal

    http://www.oeco.com.br/reportagens/37-reportagens/23045-batalhas-pela-vida-animal

    Abraços vivos.

    Silvana e Dandara Culetto

    Encantadoras de Pássaros, estamos fazendo nossa parte.

    Conscientização ambiental sem fronteiras... por um mundo melhor.
    Quem sonhou/Só vale se já sonhou demais/Vertente de muitas gerações/Gravado em nosso corações/Um nome se escreve fundo/As canções em nossa memória Vão ficar/profundas raízes vão cresce/Nem a força bruta Pode um sonho apagar/Quem perdeu /Saiu do juízo sem saber/Foi mais um covarde a se esconder/Diante de um novo mundo/Quem souber dizer a exata explicação/Me diz como pode acontecer/Um simples canalha mata um rei/Em menos de um segundo/Oh! Minha estrela amiga/Porque você não fez a bala parar/Oh! Nem o tempo amigo/Nem a força bruta/Pode um sonho apagar/Quem perdeu o trem da história por querer/Saiu do juízo sem saber/Foi mais um covarde a se esconder/Diante de um novo mundo... >> A CORRENTE DO BEM: MOVIMENTO CERRADO VIVO. PEC 115/95 JÁ!! ANTES QUE SEJA TARDE!! BRASÍLIA - DF. - S.O.S MEIO AMBIENTE!! S.O.S CERRADO E CAATINGA!! S.O.S POVOS INDÍGENAS!! S.O.S PLANETA TERRA!! S.O.S AQUECIMENTO GLOBAL!! S.O.S AMAZÔNIA PULMÃO DO MUNDO!!

    61 9227-1688 Brasília DF.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso meninas, vocês me ajudam a acreditar que ainda é possível um mundo feliz! Beijos, Liete.

    ResponderExcluir
  4. QUANDO O HOMEM APRENDER A RESPEITAR O MENOR SER DA CRIAÇÃO, SEJA ANIMAL OU VEGETAL, NINGUÈM PRECISARÁ ENSINÁ-LO A AMAR SEU SEMELHANTE."

    Silvana e Dandara Culetto
    Ambientalistas e encantadoras de pássaros
    Plantando sementes de Conscientização Ambiental através do exemplo.

    ResponderExcluir