terça-feira, 8 de dezembro de 2009

2009: entre os 10 anos mais quentes da História

Andreia Fanzeres

A Organização Meteorológica Internacional (WMO, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira que 2009 será o quinto ano mais quente da História. O relatório final está previsto para sair apenas em março de 2010, mas para influenciar as negociações em Copenhague, o secretário-geral da WMO, Michael Jarraud decidiu adiantar o que havia de informação sólida até agora.

Se compararmos a média de temperatura das superfícies do mar e da terra nas três décadas entre 1961 e 1990 com a média de 2009 houve um acréscimo de 0.44º C. A década de 2000 foi mais quente que a década dos anos 1990, por sua vez mais aquecida do que os dez anos anteriores. “Há uma tendência de aquecimento e não há dúvida sobre isso”, disse Jarraud a jornalistas. Também hoje, o MetOffice Hadley Centre, renomado instituto de pesquisas climáticas da Inglaterra, reforçou que esta década está sendo a mais quente desde que este tipo de monitoramento começou, há 160 anos.

Enquanto na maior parte do planeta a temperatura ficou acima da média, com especial destaque para a região central da África e Ásia, onde foram batidos recordes de todos os tempos, no norte dos Estados Unidos e do Canadá as temperaturas caíram abaixo do normal. “O aquecimento global não tem impacto uniforme. O que sabemos com certeza é que as ondas de calor vão ficar mais intensas e freqüentes, especialmente nas latitudes mais elevadas e nas áreas continentais, mas isso não significa que não fará frio em alguns locais”, explicou o secretário-geral à jornalista russa que revelou dificuldade de tratar de temas ligados ao aquecimento global quando parte de seu país enfrenta temperaturas que beiram os 50 graus negativos.Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário