sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Pecuária representa metade das emissões de gases de efeito estufa

Amazônia.org.br

Um estudo lançado nesta sexta-feira (11/12) no Brasil e que será apresentado no próximo sábado (12/12) na Conferência do Clima, em Copenhague, estimou a quantidade de emissões de gases de efeito estufa associada à pecuária no Brasil. De acordo o documento, o setor é responsável por metade das emissões de gases do efeito estufa no Brasil.

O estudo, intitulado de “Estimativa de Emissões Recentes de Gases de Efeito Estufa pela Pecuária no Brasil”, foi elaborado por dez pesquisadores, entre eles Mercedes Bustamante (UnB), Carlos Nobre (Inpe) e Roberto Smeraldi (Amigos da Terra - Amazônia Brasileira).

O relatório buscou estimar a emissão de gases de efeito estufa vinculada à pecuária bovina no Brasil entre 2003 e 2008, de três fontes principais: desmatamento para formação de pastagens; queimadas de pastagem; e fermetanção entérica do gado.

As emissões no período de 2003 a 2008, medidas em toneladas de carbono equivalente (ton CO2e), variam entre 813 milhões a 1090 milhões de toneladas de CO2e. Se considerarmos o inventário de emissões brasileiras, divulgado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), todas as emissões do Brasil somariam cerca de 2000 milhões de toneladas de CO2e. Ou seja, apenas a pecuária representa aproximadamente a metade de todas as emissões do Brasil.

O estudo procurou calcular apenas as emissões de desmatamento associadas à pecuária. Com isso, descobriu que cerca 3/4 do total desmatado na Amazônia e 56% do total desmatado no Cerrado resultaram em implantação de novas pastagens.

A pecuária da Amazônia emitiu entre 449 e 775 milhões de ton CO2e, e a do Cerrado, entre 229 e 231 milhões de ton CO2e. No resto do país, foram emitidos entre 84 e 87 milhões de ton CO2e pela pecuária.

De acordo com o estudo, os valores devem ser considerados conservadores, já que não calcula emissões complementares da atividade, como as oriundas do transporte de gado, por exemplo.

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário