quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Pesquisador propõe rede de pesquisa independente

"Dessa forma, os recursos serão solicitados individualmente ao Edital Universal, às agências de fomento estaduais, às Universidades e às fontes de fomento internacionais"

Leia mensagem de Luiz G. Gawryszewski, professor do Departamento de Neurobiologia e do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da Universidade Federal Fluminense (UFF):

"Em Busca do Universal

Estou propondo constituir uma rede de pesquisa baseada no interesse mútuo e coletivo de pesquisadores que não se sentem adequadamente representados na forma de fomento à pesquisa e à tecnologia no Brasil de hoje. O principal objetivo desta rede seria fortalecer o Edital Universal do CNPq e permitir interações intensas e eficientes.

Desta forma, os recursos serão solicitados individualmente ao Edital Universal, às agências de fomento estaduais, às Universidades e às fontes de fomento internacionais.

Poderemos chamá-la Rede Autofinanciável, Rede Autopoiética e/ou Rede Caótica.

Por que autofinanciável? Porque os recursos serão solicitados individualmente ao Edital Universal, às agências de fomento estaduais, às Universidades e às fontes de fomento internacionais, não se excluindo a formação de grupos de pesquisadores que serão estruturados e desfeitos com total livre-arbítrio dos seus membros.

Por que autopoiética? Porque expressa a essência das formulações teóricas e práticas dos membros da rede que construirão uma estrutura plástica e prazerosa que não dependerá das políticas governamentais (variáveis) para chegar ao seu objetivo principal (uma homeostasia que garanta uma continuidade ao progresso da ciência brasileira).

Por que caótica? Porque a infidelidade criativa será a tônica nas nossas atividades. Os grupos terão total liberdade para se constituirem e se desfazerem.JCiencia
Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário