quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

A mágica redução dos gases de efeito estufa

Foi sancionada nesta segunda-feira (28/12), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a lei que estabelece a Política Nacional de Mudanças Climáticas. Só não sabemos qual vai ser a mágica que o governo fará para alcançar a meta de redução das emissões nacionais de gases de efeito estufa entre 36,1% e 38,9% até 2020, uma vez que foram feitos três vetos importantes ao texto da lei.

Vejam os pontos que foram vetados segundo a Agência Brasil: "Um dos pontos vetados é o que proíbe o contingenciamento de recursos com ações de enfrentamento das alterações climáticas."

"Também foi vetado, a pedido do Ministério de Minas e Energia, o item que trata do estímulo ao desenvolvimento e ao uso de tecnologias limpas e ao paulatino abandono do uso de fontes energéticas que utilizem combustíveis fósseis". "O terceiro veto recai sobre o Artigo 10, que trata da substituição gradativa dos combustíveis fósseis e estabelece as formas como seria feita essa substituição."

A lei sancionada pelo presidente resultará em um decreto que deverá estabelecer metas para vários setores. Em janeiro "serão realizadas reuniões com governos, acadêmicos e empresários de áreas como construção civil, mineração, setor agropecuário, indústria de bens de consumo, de serviços de saúde e transporte público para discutir as metas que constarão no decreto presidencial." A informação é da Agência Brasil. Resta saber quem vai sair perdendo nesta quebra de braço, desconfio que todos nós, pois nada ficou acordado em Copenhague quanto a cobranças de metas e resta a nós, sociedade civil, nos organizarmos para fazer valer o que foi estabelecido e que ainda é muito pouco.

Minha casa Meu mundo com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário