sábado, 12 de dezembro de 2009

Site monitora planos de combate aos efeitos do clima: acompanhe

Pessoas em todos os cantos do mundo podem a partir desta sexta-feira (11/12) acompanhar as promessas e planos dos países no combate às alterações climáticas graças a um site na internet criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma.

O site online, que é atualizado à medida que novas propostas são feitas durante a conferência de Copenhague, compara e consolida todas as promessas nacionais feitas até agora.

Gases
A agência da ONU revela que o mundo vai conseguir reduções de 47,5 bilhões de toneladas até 2020 se as promessas mais ambiciosas contidas atualmente no site forem concretizadas.


Um comunicado da agência da ONU divulgado na capital dinamarquesa indica que o grande objetivo científico das atuais conversações é alcançar um consenso sobre um aumento da temperatura não superior a 2ºC, comparado a níveis pré-industriais.

Especialistas estimam que isto só será possível se os gases que provocam o efeito estufa forem reduzidos para o equivalente a 44 bilhões de toneladas até o ano 2020.

O diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, disse que a partir de agora qualquer pessoa pode acompanhar, a partir do conforto da sua casa, os planos e políticas de governos na área de combate ao aquecimento global.

Propostas

O site tem atualmente promessas e propostas dos 27 Estados membros da União Europeia e de mais 25 países, incluindo a China, Índia, Maldivas e África do Sul.
a direção do site é http://www.unep.org/climatepledges/
Carlos Araújo, da Rádio ONU/Mercado Ético

Nenhum comentário:

Postar um comentário