quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

“Uma África, um grau! Dois graus é suicídio!”


A manifestação de delegações de paises africanos, feita ontem (08/12) no ambiente da Conferência, foi registrada por Tomaz Cavalieri, para o Vitae Civilis, em Copenhague, em um vídeo que mostra de forma ágil e expressiva o drama da população do continente mais pobre do Planeta. Uma população que já está sendo afetada pelas mudanças climáticas e a que mais sofrerá com o aquecimento global.

De acordo com os manifestantes, a África não pode concordar com uma meta de 2º C de elevação da temperatura média do globo, como foi proposto no documento vazado ontem e atribuído à delegação da Dinamarca. “O governo da Dinamarca está contra a África. Na verdade eles estão nos condenando à morte”, explica um manifestante entrevistado por Cavalieri. “Nós não vamos morrer em silêncio. Dez bilhões de dólares não são suficientes para comprar uma conferência que vai nos matar”, expressou o líder da manifestação.

O vídeo tem a participação do compositor brasileiro Gilberto Gil, que fez coro com os africanos lembrando “o princípio do poluidor pagador deve ser o princípio norteador de todas essas negociações, ou seja: quem mais polui, mais paga pela despoluição”. Gil acha que EUA, China e União Européia, que são os mais poluidores e os mais ricos, “precisam vir com os recursos, são eles que precisam abrir o caixa”.

Veja o vídeo e acompanhe o canal do Instituto Vitae Civilis no You Tube: (www.youtube.com/user/vcivilis).
Agência Envolverde

Um comentário:

  1. Oi Lika,
    gostei muito do vídeo.
    Vou colocar no meu orkut.
    O blog tá muito bom.
    Um abraço
    Ruth Albernaz

    ResponderExcluir