terça-feira, 24 de novembro de 2009

Emissão de peso na Amazônia


Da Amazônia foram lançadas na atmosfera uma média de 800 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano entre 1998 e 2008, apenas com desmatamento. A margem de erro é de 15%, para cima e para baixo. A taxa chega perto ao crescimento das emissões dos Estados Unidos entre 1990 e 2007 - 830 milhões de toneladas de CO2 equivalente - conforme dados das Nações Unidas (ver aqui). As emissões globais de CO2, juntando as “mudanças no uso da terra”, como desmatamento e agricultura, com a queima de combustíveis fósseis é de 32 bilhões de toneladas anuais.

Isso posiciona a contribuição do bioma entre 1,1% e 1,9% das emissões globais e representa entre 16% e 20% das emissões brasileiras de todos os setores, em 2008. As estimativas foram apresentadas hoje pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Brasília. Pará, Mato Grosso e Rondônia, estados campeões de desmatamento neste período, são as unidades da Federação que mais contribuíram com as emissões brasileiras.

Para que o Brasil atinja sua meta de chegar em 2020 com um corte nacional de até 40% nas emissões, a contribuição anual da Amazônia deverá passar dos 800 milhões de toneladas anuais de CO2 medidas naquela década para 200 milhões de toneladas anuais. A taxa de sete mil quilômetros quadrados desmatados entre 2007 e este ano passado é importante, mas é preciso manter as derrubadas sob controle, mesmo com crescimento da economia. Anos eleitorais, como o que chega, registram picos históricos de desflorestamento.
Leia mais no ECO

2 comentários:

  1. Valeu Lika pelas informações sobre o Cop15....faz tempo que procurava entender como o desmatamento libera co2 na atmosfera. A queimada sim, é coerente, mas o desmatamento....sempre ficava na dúvida. Nesse linque da reportagem, encontrei outros que discutem essa emissão e me deu algum esclarecimento, como a liberação lenta do co2 quando a árvore está se decompondo, após sua derrubada e deixada ao relento e também outra hipótese é que sendo a árvore cortada, a madeira é também queimada. Bem, mas vamos procurando saber mais, não é? thanks,

    ResponderExcluir
  2. Certo Dê, Feliz por poder contribuir...abraço

    ResponderExcluir