sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Imazon: desmatamento volta a aumentar em outubro


Por Bruno Calixto, do Amazônia.org.br

Todos os Estados da Amazônia apresentaram maior devastação em outubro de 2009 do que no mesmo mês do ano passado, com exceção do Mato Grosso, que diminuiu o desmate em 17%.

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou nesta quinta-feira (26/11) os dados do desmatamento da Amazônia Legal em outubro de 2009. De acordo com o boletim Transparência Florestal, foram registrados 194 km² de desmatamento. Esse número é 90% maior do que o registrado em outubro do ano passado (102 km²).

O desmatamento acumulado entre agosto e outubro de 2009 (três primeiros meses do calendário de monitoramento do desmate) foi de 682 km², o que também representa um aumento se comparado ao mesmo período de 2008, só que menor: 30%.

O Imazon também detectou 104 km² de florestas degradas em outubro. Florestas degradadas são áreas florestais que sofreram queimadas ou destruição parcial, mas que ainda possuem florestas.

Geografia do desmatamento

O Pará continua sendo o Estado campeão de desmatamento. Considerando os três primeiros meses do calendário de desmatamento, 52% do desflorestamento foi detectado no Estado. "Em seguida aparece o Mato Grosso com 14%, seguido de perto por Rondônia com 13% e Amazonas com 12%. Esses quatro Estados contribuíram com 91% do total desmatado no período", diz o boletim.

Em termos relativos, o aumento mais expressivo ocorreu em Roraima, onde se registrou 209% de quilômetros quadrados desmatados a mais do que no mesmo período do ano passado, seguido por Acre (149%), Rondônia (119%), Amazonas (64%) e Pará (20%). O único Estado que apresentou redução na quantidade desmatada foi Mato Grosso: -17%.

Em termos de situação fundiária, a maioria dos desmatamentos ocorreu em áreas privadas ou de posse (83%); 9% do desmatamento ocorreu em Unidades de Conservação, 7% em Terras Indígenas e 4% em Assentamentos da Reforma Agrária.

Dados do SAD

Os dados do Imazon são feitos pelo Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), que monitora toda a Amazônia Legal, com exceção do Maranhão, via satélite. Não se tratam dos dados oficiais, que são monitorados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No mês de outubro de 2009, o SAD conseguiu monitorar 83% da Amazônia, pois 13% do território estava coberto por nuvens. Segundo a avaliação dos dados, 30 km² de desmatamento detectado podem ter acontecido no mês anterior.
(Envolverde/Amazônia.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário