segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Para sempre redwood


Karina Miotto
Quando cheguei ao King’s Canyon National Park, na Califórnia (EUA), em fevereiro de 2008, não tinha a menor ideia de como seria ficar frente a frente com árvores chamadas “redwoods” – ou sequóias, como são mais conhecidas no Brasil.

Elas são, para começar, as maiores, mais largas e antigas árvores da Terra. Impossível não se impressionar com um ser vivo que pode chegar a ter a altura de um prédio de 30 andares (o edifício da Editora Abril, na marginal Pinheiros, em São Paulo, tem 24). Um carro inteiro pode caber dentro de sua base. Redwoods podem chegar a até 3.500 anos de idade – são verdadeiras testemunhas das inúmeras transformações do planeta e das civilizações.

Ao nos depararmos com elas, penetramos em um mundo de silêncio quase meditativo e podemos inclusive intuir que ainda temos muito o que aprender. Digo isso porque um momento de reflexão, nem que seja mínimo, tem de fato grandes chances de acontecer – a não ser que o visitante esteja com o pensamento em outro lugar que não na gigante à sua frente.

Existem três diferentes espécies de redwoods: Giant Sequoia - em português, Sequoia Gigante - (Sequoiadendron giganteum), encontrada em Sierra Nevada, Califórnia; Coast Redwood (Sequoia sempervirens) do sul de Oregon até Big Sur, também na Califórnia e Dawn Redwood (Metasequoia glyptostroboides), redescoberta pela ciência em território Chinês – acreditava-se que não passava de um fóssil da Era Mesozóica até a descoberta de um “exemplar” em 1944. A confirmação como redwood veio em 1948 pelos pesquisadores Wan Chun Cheng e Hu Hsen Hsu. Ela chega a ter até 45 metros de altura e é a menor das três espécies.
Gigantes intrigantes

Redwoods são seres intrigantes. Para começar, podem viver por milênios. São enormes – uma delas, denominada Hyperion, é a árvore mais alta do mundo, com 115.55 metros. Foi encontrada no Redwood National Park, na Califórnia.
Enquanto Coast Redwoods são imbatíveis na altura (muitas passam dos 106 metros), Giant Sequoias ganham em volume e podem chegar a ter 8 metros de diâmetro. A mais famosa delas a General Sherman, que pode ser vista no Giant Forest of Sequoia National Park (EUA). Estima-se que tenha 2.700 anos.
Leia mais
Foto: Tim Kovar

Nenhum comentário:

Postar um comentário