terça-feira, 17 de novembro de 2009

Investir na natureza hoje economizará trilhões no futuro


Fernanda B. Muller, do CarbonoBrasil

Um novo relatório lançado na última sexta-feira (13/11) com apoio do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP) ressalta que investir hoje no capital natural, como a proteção dos ecossistemas, biodiversidade e recursos naturais, resultaria na economia de trilhões a longo prazo.

O estudo chamado ‘A economia dos ecossistemas e da biodiversidade’ é uma grande iniciativa internacional para chamar atenção aos benefícios econômicos globais da biodiversidade, enfatizar o crescente custo da perda da biodiversidade e da degradação dos ecossistemas, e para reunir especialistas dos campos da ciência, economia e política, possibilitando ações práticas para avançar.

Investimentos anuais de cerca de US$ 45 bilhões na expansão das áreas protegidas no mar e na terra, garantiriam benefícios da ordem de US$ 4-5 trilhões ao ano dentro de algumas décadas, disse o coordenador do estudo Pavan Sukdev no lançamento em Bruxelas segundo a AFP.

O estudo alega que como parte da solução a longo prazo é necessário entender melhor e obter mensurações quantitativas dos valores da biodiversidade e dos ecossistemas para poder apoiar análises políticas integradas.

Assim, são necessários indicadores dos serviços ecossistêmicos e novas abordagens para mensuração macroeconômica, abrangendo o valor destes serviços.

Leia o relatório

(CarbonoBrasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário