quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Clima: "Não podemos esperar para começar a agir", diz especialista

Quanto antes o Brasil entrar na rota do desenvolvimento de baixo carbono, melhor, afirma coordenador-geral do estudo sobre Economia da Mudança do Clima no Brasil (EMCB)

Herton Escobar escreve para "O Estado de SP":

Cortar ou não cortar emissões? Agora a decisão ficou fácil para o Brasil: "Cortar", diz o coordenador-geral do estudo sobre Economia da Mudança do Clima no Brasil (EMCB), Jacques Marcovitch. "Não há mais outra alternativa."

Assim como fez o Relatório Stern quatro anos atrás, diz ele, o EMCB mostra que reduzir a emissão de gases do efeito estufa para combater o aquecimento global agora é um investimento muito mais inteligente do que esperar para arcar com as suas consequências depois. "A inação será muito mais onerosa no futuro", afirma Marcovitch, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo ele, "o Brasil só tem a ganhar" com a opção por um desenvolvimento de baixo carbono, atrelado a metas de redução de emissões. "É um grande convite à inovação. Estamos desafiando as atuais e futuras gerações a assumir um padrão mais moderno de desenvolvimento."

Leia os principais trechos da entrevista exclusiva ao Estado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário