terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Substância presente em embalagens de plástico tem efeitos nocivos para a saúde


Bisfenol-A(BPA) pode causar doenças cardiovasculares em adultos
Henrique Cortez, do EcoDebate

A pesquisa [Association of Urinary Bisphenol A Concentration with Heart Disease: Evidence from NHANES 2003/06] avaliou dados do estudo populacional NHANES 2005-2006, relativo aos EUA e seus resultados foram publicados pela revista online, PlosOne.
.

O estudo descobriu que as concentrações urinárias de BPA foram um terço mais baixos do que em 2003-2004, mas, ainda assim, concentrações mais elevadas de BPA na urina estavam foram associadas à doença cardíaca, em 2005-2006.

Associações com algumas enzimas hepáticas também estavam presentes. Os pesquisadores acreditam que a maior concentração urinária BPA pode estar associado a efeitos adversos à saúde em adultos, especialmente em relação à função do fígado, insulina, diabetes e obesidade.

Usando dados National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) 2004-2004, elaborado pelo governo dos EUA, os pesquisadores descobriram que um quarto da população com os maiores níveis de BPA tinham mais de duas vezes a probabilidade de relatar doenças cardíacas ou diabetes, em comparação os mais baixos níveis de BPA.

Eles também descobriram que níveis mais elevados de BPA foram associados a concentrações clinicamente anormais de enzimas hepáticas.

BPA é um produto químico controverso comumente usado em embalagens de alimentos e bebidas. Ele é usado em produtos de plástico policarbonato, tais como embalagens reutilizáveis de bebidas, alguns utensílios de plástico e muitos outros produtos de uso diário. É um dos principais produtos químicos do mundo, com o maior volume de produção (mais de 2,2 milhões de toneladas), com um faturamento estimado em US$ 6,4 bilhões. Diversas pesquisas comprovaram que ele pode ser encontrado nos corpos de mais de 90% da população.

Para outras informações sobre o BPA, as pesquisas e seus eventuais impactos na saúde sugerimos que acessem nossa tag [bisfenol-A(BPA)].

Nenhum comentário:

Postar um comentário