segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O saber camponês contra a mudança climática


Por Milagros Salazar

Os sapos desapareceram das fazendas por causa da mudança climática e já não há o que controle os insetos. Agora, temos de usar químicos para as pragas e isso está matando a terra”, alerta, preocupado, o camponês peruano Julián Pilco. Para organizações da sociedade civil, os impactos do aquecimento global narrados por Julián e outros moradores de áreas rurais do Peru devem incorporar-se a um sistema nacional de observação. Não basta o que é registrado pelas estações científicas.

O registro de informações e percepções das comunidades rurais é necessário para contribuir na luta contra este grave problema que afeta a humanidade, segundo o Movimento Cidadão diante da Mudança Climática (Mocicc), formado por 150 organizações da sociedade civil. Por isso, esta plataforma propôs, em um documento dirigido ao Ministério do Meio Ambiente, que seja promovido um “sistema social de registro climático e biológico em nível local”, para coletar a informação dos camponeses afetados que narram desde seus conhecimentos tradicionais até a variabilidade do clima e a modificação dos bioindicadores ou sinais da natureza.

Hoje, esses sinais, que antes permitiam aos camponeses prever geadas, chuvas e outros eventos complexos, desapareceram por causa do aquecimento global. A excessiva emissão de gases estufa, pela qual o mundo industrializado é o maior responsável, tem impacto cada vez mais forte na vida de milhões de pobres e de habitantes de zonas rurais. Os Estados Unidos são o principal emissor desses gases, com 20,6% do total mundial, enquanto o Peru emite apenas 0,4%, segundo a Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática.

O Peru é um dos países mais vulneráveis. Já perdeu 80 mil hectares de terras aptas para cultivo de batata e suas geleiras diminuíram 22%, o equivalente ao consumo de dez anos de água na capital Lima. Também surgiram pragas e doenças em áreas onde antes não eram registradas, enquanto na Amazônia peruana ocorrem inundações, secas e granizo.

“A chuva, que vinha em setembro, agora chega em janeiro do ano seguinte. O Sol queima e nós, camponeses, temos de usar bloqueador solar”, disse ao Terramérica Pilco, agricultor da região centro-andina de Cusco. “Já não há neve na montanha de Apu Ausangate, não há água nos puquios (mananciais)”, ressalta Cayetano Huanta, da cidade Imperial, enquanto, na cidade costeira de Chimbote, Yolanda Lara assegura que “o mar avança e as estruturas das casas enfraquecem”. Na região amazônica de San Martín, o agricultor Misael Salas Amasifuén conta que caiu granizo em sua comunidade. “Isso nunca aconteceu antes”, disse ao Terramérica.

Os testemunhos dos afetados por esses fenômenos se multiplicam. Entre agosto e outubro, foram divulgados em nove audiências públicas impulsionadas pelo Mocicc, para dar visibilidade principalmente às zonas rurais e demonstrar que a mudança climática não é um problema futuro, mas já é do presente. A iniciativa de um sistema social faz parte das contribuições deste movimento à Estratégia Nacional de Mudança Climática, elaborada em 2003, da qual somente 13% foi implementada, segundo o Ministério do Meio Ambiente.

“O governo deve levar em conta estes testemunhos para priorizar os projetos de adaptação nas áreas mais afetadas. Além disso, deve valorizar os conhecimentos ancestrais destas comunidades para enfrentar a mudança climática de maneira mais eficiente”, disse ao Terramérica Rocio Valdeavellano, coordenadora do Mocicc.

Atualmente, existe o Sistema Nacional de Observação Climática, com um enfoque principalmente científico. A rede é administrada pelo Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru e consta de 700 estações operacionais, das quais apenas entre 100 e 140 têm acumulada uma informação mínima de 40 anos (tempo exigido pelo rigor científico), diz o documento do Mocicc. As demais contam com informação de um período entre 20 e 25 anos ou com dados incompletos, e não se encontram na selva ou nas zonas alto-andinas a 3.500 metros acima do nível do mar.

O coordenador da Segunda Comunicação Nacional de Mudança Climática, Jorge Álvarez, informou ao Terramérica que existe uma proposta para melhorar o sistema, mas que são necessários recursos humanos e financeiros para concretizá-la. Álvarez disse ainda que, desde 2003, é aplicada uma metodologia de avaliação local integrada, que prioriza a coleta de informação sobre os impactos em algumas bacias, considerando os bioindicadores das comunidades.

Segundo o ativista, este método também considera a vulnerabilidade climática futura, entre outros critérios, para propor medidas de adaptação. Porém, reconheceu que foi implementado somente em quatro das cem bacias peruanas – Piura no nordeste, Mantaro no centro, Altomayo no Cusco, e em Santa, na ocidental Anchash. Estas avaliações locais ainda não foram aplicadas na serra sul e na Amazônia.

“Isto deu lugar a um processo participativo, de baixo para cima, e permite ver as peculiaridades de cada região, porque, devido à megadiversidade do Peru, uma mesma fórmula não pode ser aplicada em todo o território”, disse Álvarez ao Terramérica, informando que o Ministério está por concluir um mapa de vulnerabilidade e que, para fevereiro, espera contar com o plano nacional de adaptação.

O Ministério do Meio Ambiente calcula que são necessários entre US$ 190 milhões e US$ 454 milhões anuais, até 2030, para os planos de adaptação à mudança climática. Contudo, ainda não está claro quais projetos serão implantados e em quais zonas vulneráveis.

“É necessário que as autoridades reúnam as iniciativas de adaptação que algumas comunidades e organizações não governamentais já desenvolvem, para que façam parte de uma política pública nacional e não sejam apenas experiências-piloto”, segundo Valdeavellano. O especialista Juan Torres advertiu que qualquer estratégia de adaptação deve considerar sistemas locais para vinculá-los a um plano nacional e global. Somente assim “será possível enfrentar um cenário incerto como o que vivemos hoje”, afirmou.
Foto:Yanina Patricio/Oxfam Internacional
Terramérica

Nenhum comentário:

Postar um comentário