domingo, 15 de agosto de 2010

Angola acolherá encontro de educação ambiental da lusofonia em 2011


Luanda - Angola vai acolher, em 2011, o terceiro encontro internacional de Educação Ambiental da lusofonia e Galiza, informou hoje à Angop, a partir da cidade de Praia, fonte da Rede Ambiental Maiombe, que representou o país no segundo encontro de género decorrido de 29 de Junho a 03 de Julho do ano em curso, em Cabo-Verde.

O facto foi avançado por Rafael Miguel Neto, um dos membros da Comissão Executiva da Rede Ambiental Maiombe, que com o seu colega Januário José Augusto representaram Angola, através da aludida organização, no segundo encontro internacional de Educação Ambiental da lusofonia no Marco da Década das Nações Unidas para a Educação e Desenvolvimento Sustentável (DNUEDS).

"No encontro, terminado hoje, na cidade da Praia, em Cabo Verde, concluiu-se como proposta a realização do próximo encontro em Angola, bem como a promoção da cooperação entre actores educativos da comunidade lusófona, capacitando-os para actuar activamente na construção da sustentabilidade local", enfatizou a fonte.

Promover a divulgação de projectos e troca de experiência pedagógicas na área de educação ambiental, cooperação e desenvolvimento, disponibilizar instrumentos e materiais pedagógicos que facilitem ao professor a sua tarefa de educação com relevância para o desenvolvimento da cidadania num contexto multicultural, foram algumas das conclusões do fórum.

O encontro, que teve como sub-tema "A Educação Ambiental na Construção de Sociedade Sistentável, permitiu a demonstração de práticas sustentáveis com a exposição de produtos, tecnologias limpas (renováveis) na 1ª Feira Internacional do Ambiental de Cabo Verde realizado de 2 a 4 de Julho, que culminou com uma marchacomo forma de sensibilização na preservação e conservação do ambiente.

O acto de encerramento foi presidido pelo ministro do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos de Cabo Verde, José Maria Veiga, na presença de vários membros do Governo, com destaque dos ministros para os Assuntos Parlamentares e Juventude e da Educação e Desportos, respectivamente, Janira Hohfer Almada e Octávio Tavares.

O Segundo Seminário Internacional “Encontros Lusófonos” surgiu na sequência do primeiro realizado na cidade da Praia, em 2007, por um lado com a participação de cidadãos lusófonos e Galiza, mas por outro para colmatar o vazio deixado com o adiamento do II Congresso de Educação Ambiental dos países da CPLP e Galiza que ficou adiado para o próximo ano devido a razões logísticas e de financiamento tardio.

A Rede Ambiental Maiombe é o Fórum de concertação das ONG ambientais angolanas, fundada em 2001, com o objectivo de dinamizar o movimento ambiental em Angola, a favor do ambiente, criando oportunidades de formação e financiamento para projectos de ONG.
Fonte: ANGOP

Nenhum comentário:

Postar um comentário