segunda-feira, 1 de março de 2010

Nossa Saúde em Risco - Mais uma pesquisa comprova o perigo das embalagens plásticas para a saúde


Novas pesquisas lançam alerta sobre os riscos para a saúde na exposição ao bisfenol-A(BPA).Associado a desordens reprodutivas, hormonais, obesidade, problemas no desenvolvimento cerebral, câncer de mama e próstata, o BPA foi associado a doenças cardiovasculares em pesquisa realizada pela Universidade de Exeter e Peninsula Medical School. Agora foi a vez da Universidade de Yale mostrar como o bisfenol-A(BPA) induziu alterações epigenéticas em ratas grávidas.

Confira matéria sobre o assunto:

[Por Henrique Cortez, do EcoDebate] Pesquisadores da Universidade de Yale mostram como o bisfenol-A(BPA) induz alterações epigenéticas em ratas grávidas, que causam desequilíbrio hormonal na fase aduulta da progênie fêmea. Ao longo dos últimos anos crescem as evidências dos riscos à saúde decorrentes da exposição ao bisfenol-A(BPA), já associado a desordens reprodutivas, desordens hormonais, obesidade, problemas no desenvolvimento cerebral, câncer de mama e próstata.

Uma nova pesquisa [Bisphenol-A exposure in utero leads to epigenetic alterations in the developmental programming of uterine estrogen response], publicada na edição online da revista FASEB (http://www.fasebj.org), agrega mais dados de que os níveis considerados seguros, de exposição ao Bisfenol-A(BPA), não são efetivamente seguros. A pesquisa sugere que a exposição ao bisfenol A (BPA) durante a gestação leva a alterações epigenéticas que podem causar problemas de reprodução permanente na prole do sexo feminino.

“A exposição ao BPA pode ser prejudicial durante a gravidez porque essa exposição pode afetar permanentemente o feto”, disse Hugh S. Taylor, Ph.D., co-autor do estudo da Yale University School of Medicine, em New Haven, Connecticut. “Precisamos identificar melhor os efeitos de contaminantes ambientais não apenas em seus efeitos mais diretos, tais como defeitos de nascimento, mas também os seus efeitos mais sutis que podem causar problemas de desenvolvimento.”

Taylor e colegas fizeram esta descoberta pela exposição fetal ao BPA de ratas durante a gravidez e análise da expressão de gene e DNA no útero de fetos do sexo feminino. Os resultados mostraram que a exposição ao BPA diminuiu a regulação da expressão génica. Estas mudanças epigenéticas resultaram em ‘excesso’ de resposta ao estrógeno durante a idade adulta, muito tempo após a exposição ao BPA. Isto sugere que a exposição precoce ao BPA afetou a prole fêmea para ser hiper-sensível ao estrogênio. Sensibilidade ao estrogênio pode levar a problemas de fertilidade, a puberdade precoe, desenvolvimento mamário alterado e função reprodutiva, bem como uma variedade de cânceres relacionados com o hormônio.

O artigo “Bisphenol-A exposure in utero leads to epigenetic alterations in the developmental programming of uterine estrogen response” apenas está disponível para assinantes da revista FASEB.
Eco Debate/Minha Casa meu Mundo
Imagem iStockphoto

Um comentário: