sexta-feira, 19 de março de 2010

À nossa imagem e semelhança

Planeta tem temperatura e órbita semelhantes às encontradas no Sistema Solar

Planetas existem de sobra. Cerca de 400 já foram descobertos fora do Sistema Solar. Nenhum, no entanto, tinha características semelhantes às daqueles que circundam o nosso Sol. Pois o jejum acaba de ser quebrado.

O Observatório do Sul Europeu (ESO, na sigla em inglês) anuncia nesta quinta-feira (18/3), em artigo na revista "Nature", a existência de um mundo que lembra bastante os nossos vizinhos.

A 1500 anos-luz daqui, o Corot-9B, como foi batizado, atinge temperaturas semelhantes à Terra e pode ser estudado enquanto orbita ao redor de sua estrela. É a primeira vez em que este método, considerado o mais produtivo, poderá ser usado pelos cientistas fora do Sistema Solar.

- Este é um planeta normal, de clima temperado, como dezenas de outros que já encontramos, mas, até agora, não tivemos a oportunidade de estudar essas características com profundidade. O Corot-9B será a nossa Pedra de Roseta - comemora Claire Moutou, astrônoma do ESO, referindose ao bloco que, no século XIX, permitiu a seus descobridores entender textos escritos em hieroglifos, código considerado perdido na época.

O planeta circunda sua estrela, situada na constelação Serpens, em 95 dias. Neste período, o Corot-9B gasta cerca de oito horas passando em frente àquela estrela. Trata-se do melhor momento para estudar as propriedades daquele mundo, medindo suas composições e temperatura. Estimase, aliás, que os termômetros variem entre -20 e 160 graus Celsius na superfície daquele corpo celeste.

- É o primeiro planeta fora do Sistema Solar que lembra os nossos vizinhos - explica Hans Deeg, coordenador da busca de novos mundos pelo ESO e autor do artigo publicado nesta quinta-feira. - Ele tem o tamanho de Júpiter e uma órbita similar à de Mercúrio.

Segundo Deeg, as centenas de planetas descobertos até aqui são "exóticas" - e, por isso, não propiciariam uma pesquisa detalhada.

- Ou eles são extremamente quentes, por terem órbitas curtas e estarem próximas de uma estrela central, ou estão em órbitas estranhas, que ora o aproximam, ora o mantém longe de um astro-rei. Essa variação faz com que tenham temperaturas extremas.

Havia a possibilidade de que alguns planetas já descobertos tivessem uma temperatura semelhante à Terra, mas, por falta de informações, era difícil confirmar essa suspeita.

A proposta da equipe, que conta com 60 astrônomos, é tornar o trabalho com o Corot-9B uma referência para a próxima década. A determinação da temperatura, um projeto pioneiro, será realizada com o cálculo da distância que separa o planeta de sua estrela central - e, também, com o estudo da natureza deste astro-rei.

O novo mundo poderia ser azul

O Corot-9B foi localizado pelo satélite Corot, uma missão conduzida pelo Centro Nacional de Estudos Espaciais, a agência espacial francesa.

Sua existência foi confirmada por telescópios do ESO na Terra.

- Uma análise dos dados fornecidos pelo satélite nos dá o tamanho do planeta. Com informações sobre o seu terreno, descobrimos mais sobre a sua massa - revela Deeg. - Ainda não sabemos a cor do Corot-9B. É provável que tenha nuvens com água em sua atmosfera, o que o tornaria azul, mas isso depende da mistura de gases que ainda não conhecemos.

A descoberta daquele mundo, segundo cientistas envolvidos na missão, mostra que os padrões de desenvolvimento do Sistema Solar foram repetidos em outros corpos celestes.
(O Globo, 18/3)



--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário