terça-feira, 30 de março de 2010

Projeto disponibiliza obras de coleção histórica sobre a economia, a política e a natureza do Brasil


Semana de novidades de leitura na rede. Noticiamos que a Editora Unesp disponibilizou dezenas de livros para baixar de modo gratuito. Falamos também da USP e de seu selo editorial Brasiliana: a universidade pôs no ar o conteúdo de periódicos históricos, todos digitalizados e, também, a preço zero.

Agora, descobrimos uma ação homônima da iniciativa da editora da USP. Uma boa notícia para quem se interessa por livros raros e pela história do Brasil. Está disponível on-line a Coleção Brasiliana, que reúne obras de autores brasileiros e estrangeiros que retrataram o país nos campos da história, sociologia, economia, antropologia e história natural, da época colonial à década de 1990.

Originalmente editada pela Companhia Editora Nacional a partir da década de 1930, a coleção era composta por 415 volumes com alguns títulos selecionados pelo educador e sociólogo Fernando de Azevedo e pelo historiador e imortal da Academia Brasileira de Letras Américo Jacobina Lacombe.

Por enquanto, o projeto Brasiliana Eletrônica, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dispõe de 60 obras e a expectativa é que todas da coleção original sejam digitalizadas. No portal é possível ler, copiar e imprimir os livros, que são apresentados como fac-símiles da primeira edição e também como textos revisados e transcritos para a ortografia atual. Além disso, algumas das obras contêm informações adicionais, como estudos críticos e biografia dos autores e tradutores.

Links: Cultura Acadêmica
Coleção Brasiliana

Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário