quinta-feira, 8 de abril de 2010

AMAZÔNIA
Inpe registra 208 km² de desmatamento em dois meses

Luana Lourenço, da Agência Brasil

A Amazônia perdeu uma área de pelo menos 208,2 quilômetros quadrados (km²) nos meses de janeiro e fevereiro de 2010. Os números são do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), divulgados nesta quinta-feira (8/4) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em janeiro, foram detectados 23 km² de desmatamento e em fevereiro 185 km². Nos mesmos meses de 2009, o Inpe havia observado 222 km² e 143 km² de desmate, respectivamente. No entanto, por causa da distribuição de nuvens, o instituto evita comparações entre os períodos.

São os primeiros dados do Deter divulgados em 2010. Nos meses da estação chuvosa na Amazônia, o Inpe agrupa os alertas em uma base bimestral ou trimestral para melhorar a amostragem.

A cobertura de nuvens impediu a visualização de 69% da região em janeiro e em fevereiro 57% da Amazônia Legal ainda estavam encobertos, o que dificultou a observação dos satélites.

Mato Grosso, que tinha a maior parte do território sem nuvens, acumula o maior desmatamento no período. O Inpe registrou 143,4 km² de novas derrubadas no estado – 69% do total detectado em janeiro e fevereiro em toda a região. Em seguida aparecem Roraima, com 26,9 km² de novos desmates, e o Pará, com 17,2 km² a menos de florestas.

O desmatamento medido pelos satélites no Maranhão foi de 11,7 km²; em Rondônia, de 7,4 km²; e no Tocantins, de 1,7 km².

A medição do Deter considera as áreas que sofreram corte raso (desmate completo) e as que estão em degradação progressiva. O sistema serve de alerta para as ações de fiscalização e controle dos órgãos ambientais.
(Agência Brasil)

2 comentários:

  1. Liete.

    Visito páginas que observo serem representativas, em diversos segmentos. Postamos fotos diversas e textos simples, dedicadas à causa ambiental/humanística. Sou professor, com formação em Ciências Biológicas e Química.
    Junte-se ao VERDE VIDA ou visite e opine, se puder.

    Felicidades em sua jornada!

    ResponderExcluir
  2. Que bacana Cláudio! Visitei a página de vocês e gostei bastante do que vi. Meus parabéns pelo bonito trabalho que vocês realizam.Força na luta companheiro!
    Abração, Liete.

    ResponderExcluir