quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mapa de injustiça ambiental

Ferramenta lançada pela Escola Nacional de Saúde Pública permitirá monitoramento de ações que enfrentem situações de injustiças ambientais relacionadas à saúde no Brasil

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), lançou nesta quarta-feira (5/5), no Rio de Janeiro, o Mapa de conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil.

Desenvolvido a partir de uma parceria entre a ENSP e a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), o mapa permitirá o monitoramento de ações e projetos que enfrentem situações de injustiças ambientais relacionadas à saúde em diferentes territórios e populações das cidades, campos, florestas e zonas costeiras.

O desenvolvimento foi coordenado por Marcelo Firpo, da ENSP, e Tania Pacheco, da Fase. O objetivo é apoiar a luta de populações e grupos atingidos em seus territórios por ações governamentais e projetos de desenvolvimento que impactam desigualmente grupos sociais vulnerabilizados pela desigualdade social.

O mapa reúne cerca de 300 casos de injustiça ambiental georreferenciados distribuídos por todo o país. Disponível na internet, tem um sistema de buscas vinculado ao GoogleEarth. A busca dos conflitos pode ser feita por unidade federativa ou por palavra-chave.

O mapeamento inicial tem por foco a visão das populações atingidas, suas demandas, estratégias de resistência e propostas de encaminhamento. As informações destacadas revelam posições assumidas por parcela expressiva das comunidades atingidas, seja a partir de suas experiências, seja a partir de relatórios e artigos desenvolvidos por entidades, ONGs e instituições parceiras da Fiocruz.

Confira o mapa

(Agência Fapesp, 6/5)

4 comentários:

  1. Oi, Lika!
    Não sei se é o meu computador, mas não consegui acessar o mapa via este link daqui. Você conseguiu? Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Valeu Dê, já arrumei, agora pode acessar o mapa.Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Liete

    Excelente ideia! Espero que as autoridades façam alguma coisa para limpar esse mapa!

    Acho que em breve vou divulgar, pode ser que em Portugal alguém aproveite a ideia!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Valeu Manuela, brigadim pela visita. Beijocas

    ResponderExcluir