quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Friedensreich Hundertwasser




Friedensreich Hundertwasser (Viena, 1928-2000)

Defensor e amante da natureza, o arquiteto, artista plástico e ambientalista Hundertwasser formulou o Manifesto da Terra, onde se insurgiu contra a monotonia e a ditadura da arquitetura contemporânea e defendeu os "direitos das janelas individuais" e os "benefícios das vacas a pastar em telhados plantados". Para ele, a arquitectura projectada não é arte por ser feita por profissionais desenraizados.Ele achava que "A arquitetura termina quando o proprietário recebe a sua casa nova quando era aí que devia começar".

Um pensador por excelência, HundertWasser defende que a natureza é um fim em si, nada existindo fora dela, e a arte e a natureza trilham o caminho da beleza. Sua proposta é caminhar em direção a uma nova forma de se relacionar com a vida. A sua reverência à criação é comparável a fé religiosa, daí ser considerado um religioso naturalista. Mas, acima de tudo, sua obra impressiona pela harmonia e beleza.
http://www.hundertwasser.at/

2 comentários:

  1. excelente lembrança
    adorei

    seu blog tá 11
    *

    ResponderExcluir
  2. Também gostei desta técnica....eu queria trocar a janela do meu apartamento, trocar a porta, pintar só a parede de fora do meu...mas não pode....embora, no prédioondemoro (dá um blog, né?)de certa forma, os proprietários acabam trocando as janelas...os mais irreverentes...

    ResponderExcluir