terça-feira, 5 de outubro de 2010

Rede de Educação Ambiental realiza amanhã seu VI encontro

“Que a REMTEA consiga sentir o essencial com seus participantes deste VI Encontro, e exaltar mais uma oportunidade de celebrarmos, coletivamente, a esperança! Não seria isso o que realmente importa?” Com estas palavras, a professora Drª Michèle Sato encerra a apresentação do caderno de resumos do VI Encontro da Rede Mato-Grossense de Educação Ambiental (REMTEA), que começa amanhã e segue até sexta-feira (06 a 08), com a presença de mais de 700 participantes. A abertura oficial será no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), às 18h, com palestra de Michèle Sato e do professor Dr. Luiz Augusto Passos, ambos da UFMT.

Sendo um evento, também, acadêmico, o VI Remtea oferece a oportunidade de conhecer um pouco o que está sendo feito e produzido nos espaços escolares e comunitários, na educação escolarizada e na popular; em “Mato Grosso e para fora dele, até nos territórios longínquos onde a vista nem alcança.”, como diz Michèle. Ao todo, foram inscritos 252 trabalhos no formato resumo simples e resumo expandido, sendo que 198 foram aprovados.

O encontro é um momento altamente significativo para estudantes, pesquisadores e militantes de Educação Ambiental, uma vez que possibilita, também, o contato presencial dos mais de 300 participantes da rede, que comumente se comunicam via Internet. Embora pareça não haver muito para ser comemorado, a Remtea, segundo a professora, é um espaço de militância onde a “duras penas aprendemos a fazer mobilização social, a escrever e a assinar políticas públicas participativas”.
Em função do seu caráter agregador, o encontro da rede de Educação Ambiental vem crescendo com o desenvolvimento de eventos satélites no seu entorno. Este ano, serão três: “II Seminário de Mapeamento Social de Mato Grosso”, que reúne um número significativo de grupos sociais do território mato-grossense; o “I Encontro das Juventudes Mato-Grossenses” e o “III Encontro da Educação Ambiental Escolarizada”.

Centrado no tema “Territórios e Identidades”, o encontro da Remtea tem na sua programação três conferências alusivas a esta temática: “Territorialidades e identidades nos movimentos de resistência” com o professor Carlos Walter Porto-Gonçalves (UFF, Rio de Janeiro, RJ) e Regina Aparecida da Silva (GPEA, UFMT); “Diversidade nos Territórios”, com Diosmar Filho (INGÁ, Salvador, BA) e Gilberto Vieira dos Santos (CIMI/MT); e “Territórios identidades e temporalidades” com o professor Rogério Haesbaert (UFRJ, Rio de Janeiro, RJ) e Marcos Sorrentino (Esalq, Piracicaba, SP) .

Contam também na programação do evento mesas provocativas, painéis e eventos culturais. Confira a programação completa do
VI REMTEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário