segunda-feira, 26 de agosto de 2013



NÃO QUEREMOS BARRAGENS DO AGRONEGÓCIO NAS NASCENTES DO RIO DE CONTAS!                  

                    Assinem a Petição!

                        
NÃO QUEREMOS BARRAGENS DO AGRONEGÓCIO NAS NASCENTES DO RIO DE CONTAS!
 


Por que isto é importante

Estamos vivendo um momento decisivo aqui no município de Piatã, Chapada Diamantina, Bahia. As empresas BAGISA e HAYASHI, atuantes há 20 anos no distrito de Cascavel, município de Ibicoara, querem a qualquer custo transformar o Gerais de Piatã, berço das nascentes do Rio de Contas e uma das regiões mais preservadas do estado, num grande parque agroindustrial de produção de sementes de batatas, uma cultura mais intensiva que tomate em uso de pesticidas. Compraram milhares de hectares na região e, sem nenhum estudo independente ou debate público sério, conseguiram uma licença simplificada emitida pelo INEMA (órgão ambiental da Bahia) e, com o apoio da Prefeitura Municipal de Piatã, começaram em julho de 2013 a construir duas barragens no Riacho das Pedras, uma das principais nascentes do Rio de Contas. Desmataram as matas ciliares e dragaram o leito do rio, obrigando as comunidades que usam o rio a beber água de lama. E isso é apenas o começo... Por sorte, não pediram a licença de supressão vegetal e o próprio INEMA embargou a obra 15 dias após o seu início. Mas as empresas continuam agindo com o poder do dinheiro e fazendo muita pressão nas autoridades locais e estaduais para retomar as obras e conseguir finalizar a empreitada. Mas ainda podemos gritar e dizer que NÃO QUEREMOS AS BARRAGENS DO AGRONEGÓCIO EM PIATÃ!
O decreto do governador que substanciou a licença simplificada é o No. 14.389 de 07/04/2013. Tem o objetivo de facilitar a construção de infra-estrutura para combater os efeitos da seca. MAS COMO PODE ISSO??? O DECRETO É PARA COMBATER A SECA, NÃO PARA ENTREGAR DE BANDEJA A POUCA ÁGUA QUE NÓS TEMOS PARA O AGRONEGÓCIO! A BARRAGEM É PARTICULAR E NADA TEM DE COMBATE A SECA, PELO CONTRÁRIO, ELA VAI AGRAVAR OS SEUS EFEITOS, POIS AS EMPRESAS VÃO UTILIZAR A POUCA ÁGUA QUE TEMOS E AINDA IRÃO POLUIR OS MANANCIAIS COM AGROTÓXICOS. Fazer agricultura intensiva nessa região é condenar o rio à morte! Centenas de agricultores familiares vivem logo abaixo das barragens e produzem uma diversidade enorme de produtos, entre eles o café (um dos melhores do mundo!), morangos, cana e horticultura, sendo dependentes da água do rio para produzir e beber. Enquanto isso, os donos dessas empresas moram bem longe daqui, em outros estados, talvez em outros países. BAGISA é uma S.A., já são milionários e estão pouco ligando para os sérios problemas ambientais e sociais que trazem aos locais onde atuam. Visam apenas o lucro! Basta ver o estado calamitoso do distrito de Cascavel, o mais violento e poluído de toda a Chapada Diamantina.
E ainda tem mais. As barragens estão situadas a cerca de 1 km das principais cachoeiras do município, a Cachoeira do Patrício, o Patricinho e a Cachoeira da Luz, estas duas últimas logo abaixo da barragem. Locais de exuberante riqueza natural e pontos de lazer das famílias locais e turistas. Estes locais estão seriamente ameaçados por este empreendimento. UM VERDADEIRO ABSURDO!!!
Não somos contra o desenvolvimento, muito pelo contrário, a região é carente e precisa de escolas, hospitais, transporte, geração de renda, sem dúvidas! Mas para isso há vários outros caminhos. Piatã já é famosa pela altíssima qualidade dos seus cafés e outros produtos da agricultura familiar, pela beleza de suas paisagens e pela exuberância de seus rios. Vamos valorizar nossas riquezas, buscar projetos para os produtores familiares, não atrair essas empresas que só trazem degradação e criminalidade em troca de alguns empregos de baixa qualificação.
NÃO QUEREMOS ESSAS BARRAGENS E O AGRONEGÓCIO PREDATÓRIO EM NOSSO MUNICÍPIO!!!
QUEREMOS A NATUREZA PROTEGIDA E ÁGUA LIMPA PARA O POVO!!!
QUEREMOS PIATÃ DESENVOLVIDA E SUSTENTÁVEL COM A FORÇA DA AGRICULTURA FAMILIAR!!!
http://www.avaaz.org/po/petition/NAO_QUEREMOS_BARRAGENS_DO_AGRONEGOCIO_NAS_NASCENTES_DO_RIO_DE_CONTAS/?cGraiab

Um comentário:

  1. Olha, moro na cidade maranhense de Codó. Sou amante da natureza. Conheço Piatã através da net e de mapas geográficos e políticos desde meados de 2012, quando passei a cultivar um certo intento em um dia conhecê-la pessoalmente, e quem sabe até com o interesse maior de residir em terras piataenses. Até porque, além de gostar da simplicidade das pessoas e dos lugares, adoro o frio, e a minha cidade natal, além de ser muito agitada (119.000 habitantes) é muito quente. Sou advogado e acredito que posso dar a minha contribuição no que toca a essa agressão desmedida nas nascentes do Rio de Contas. Sem nenhuma cobrança de honorários advocatícios me proponho a construir e impetrar uma ação popular (com pedido de liminar) contra tal agressão ao meio ambiente nas serras dos gerais. Só vou precisar de mais detalhes e documentos que vocês podem me fornecer. Meu nome completo: José Wandenberg Matões Brandão (OAB MA 9122 e OAB PI 7695-A) . Meu telefone da tim: (99)81764252. Meu e-mail é: wanjwmb@hotmail.com

    ResponderExcluir